Destaques Destaques

Voltar

Destaques da produção científica nordestina na tela da TVU 

Mario Ribeiro apresenta a nova temporada do “Univerciência”, que estreia amanhã (24)  

O “Univerciência” inicia a temporada 2023 destacando pesquisa que utiliza enzimas da casca de jaca em detergentes e uma análise sobre as ciclovias de Fortaleza (Ceará). O programa de divulgação da produção científica nordestina também traz a descoberta de uma nova espécie de peixe e a produção de um antisséptico natural que evita inflamações nas mamas de vacas. A atração vai ar ao às terças-feiras, a partir das 20h, na TVU (canal 11.1). O “Univerciência” é exibido também em horário alternativo às quintas-feiras, às 20h30.

O número de bicicletas em Fortaleza aumentou nos últimos anos em função do incentivo do uso do equipamento como alternativa de mobilidade urbana. Com o avanço, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) decidiram traçar um panorama das ciclovias na cidade, observando como estão distribuídas e que bairros são atendidos. Apesar da malha extensa, a distribuição pela cidade é desigual e bairros turísticos apresentam melhor qualidade de infraestrutura em detrimento dos periféricos, onde se concentra a maior parte da população.

Na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), o destaque é a pesquisa em torno de enzimas produzidas por fungos, na casca da jaca, que podem ser úteis para aumentar a qualidade dos detergentes. O objetivo da experiência foi baratear o produto e melhorar sua eficiência. Depois do processo de extração do fungo, foi feita a separação para avaliação das enzimas que melhor se comportam em cada marca comercial utilizada, além de testes para observação do funcionamento dos detergentes modificados.

Uma nova espécie de peixe chamou atenção de um pesquisador da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O Peixe Sazonal, como é conhecido, tem como característica viver conforme a chuva, em poças ou pequenas lagoas. Na reportagem, vemos como é feito o registro de uma nova espécie, através da observação e comparação com outros.

Ainda no programa desta semana, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) apresentam um antisséptico à base de eucalipto para ser experimentado em animais, principalmente bovinos e caprinos. A ideia surgiu com o objetivo de proteger as mamas das vacas, expostas a bactérias após a retirada do leite. Segundo os cientistas, o extrato pirolenhoso se tornou um aliado eficiente e muito mais barato na prevenção de doenças como a mastite.

Data da última modificação: 23/01/2023, 16:09