Destaques Destaques

Voltar

Confira as novas edições do programa Opinião Pernambuco

Programa de entrevistas que vai ao ar pela TVU,canal 11.1, e pela internet, nas páginas do Facebook e YouTube e nas rádios Universitária e Paulo Freire

O PL das Fake News e o Combate à Desinformação, as estratégias de comunicação da extrema direita, violência política na internet, o livro “Dicionário dos Negacionismos no Brasil” e o espetáculo “As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão” são as mais recentes edições do programa de entrevistas que vai ao ar pela TVU,canal 11.1, e pela internet, nas páginas do Facebook  e YouTube, de segunda a sexta-feira às 19h40 e nas rádios Universitária FM 99,9 e Paulo Freire AM 820 às 8h30. 

Com 42 artigos, o projeto que tramita na Câmara dos Deputados, além de propor medidas que, segundo o documento, têm o intuito de diminuir a disseminação de notícias falsas e aumentar as chances de punições aos seus responsáveis, prevê ainda novas normas para o funcionamento de serviços de busca, redes sociais e aplicativos de trocas de mensagens. O PL das Fake News e o Combate à Desinformação foi tema do Opinião Pernambuco. Apresentado por Josimar Parahyba, o programa recebeu Heloisa Massaro, diretora do InternetLab.

O Opinião Pernambuco abordou o espetáculo “As Cangaceiras, Guerreiras do Sertão”. A trama narra a história de um grupo de mulheres que se rebelam contra mecanismos de opressão encontrados dentro do próprio cangaço e encontram, umas nas outras, a força para seguir.

O programa discutiu as estratégias de comunicação da extrema direita. Professor de Literatura Comparada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, João Cezar de Castro Rocha, o convidado desta edição, se dedica a ler, a assistir e a ouvir parte importante da produção mais à direita do espectro político.

O Opinião Pernambuco debateu a violência política na internet. Apesar tanto dessa temática quanto a das notícias falsas terem ganhado destaque na agenda política e social, o país não conseguiu dar passos efetivos em direção à contenção do processo. Pelo contrário; nos últimos anos, a violência política on-line e a desinformação contra candidatos e pessoas eleitas continuaram ecoando nas redes. Apresentado por Josimar Parahyba, o programa recebeu Fernanda Martins, diretora do InternetLab.

O livro “Dicionário dos Negacionismos no Brasil” foi tema do Opinião Pernambuco. Com mais de cem verbetes assinados por variados pesquisadores das mais diversas áreas científicas, a obra, organizada pelos professores José Luiz Ratton (UFPE) e José Szwako (Iesp-Uerj), convidados desta edição, discorre sobre atitudes de negação coletivas em áreas como Ciência, História, Educação e Meio Ambiente e suas consequências devastadoras.

Data da última modificação: 09/05/2022, 16:39