Destaques Destaques

Voltar

Aumento de casos, vacinas bivalentes e prevenção da covid-19 no Giro Nordeste

No ar, às 20h, pela TVU (canal 11.1), programa de hoje recebe o pesquisador Felipe Naveca

Nesta semana, o Giro Nordeste discute o crescimento no número de contágios pela covid-19 no Brasil e novidades quanto a vacinas e tratamento de casos graves. Na entrevista que vai ao ar hoje (2), pela TVU (canal 11.1), às 20h, o virologista e coordenador do Núcleo de Vigilância de Vírus Emergentes, Reemergentes ou Negligenciados (Viver) da Fiocruz Amazônia, Felipe Naveca, também comenta sobre possíveis mutações do coronavírus, o papel da Fiocruz no contexto da pandemia e sobre a chegada dos antivirais para combater à doença.

Acerca do aumento no número de casos no país, o doutor em Microbiologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro lembra que, “neste momento, é prudente também voltarem alguns cuidados como usar máscara, principalmente em ambientes fechados, porque esse é um cuidado simples e que diminui bastante o risco de contaminação. Além disso, lavagem das mãos com água e sabão ou a utilização do álcool em gel para inativar os vírus que porventura você tenha tocado”.

Ao ser indagado sobre a eficácia de vacinas bivalentes, ainda indisponíveis no país, o pesquisador da Fiocruz considera que “todos os testes mostraram que a nova vacina bivalente mostra uma segurança igual à que já existia, porque a metodologia é a mesma. Mas agora ela integra uma resposta melhor, porque é direcionada para as novas variantes que estão circulando”.

O virologista ainda aconselha: “Se eu sou de grupo de risco e eu estou no prazo de tomar uma dose de reforço, tomaria hoje; eu não esperaria ter vacina bivalente disponível”. E finaliza: “A gente precisa proteger as pessoas mais vulneráveis o mais rápido possível. E aí, quando tiver a vacina bivalente, a gente faz outro esquema de reforço. Provavelmente vai ser isso que a gente vai viver nos próximos anos, porque o vírus não tá mostrando que quer ir embora, não”.

O Giro Nordeste é veiculado pela TVU (canal 11.1) toda sexta-feira, às 20h, com reapresentação nas segundas-feiras, às 21h. Com produção da TVE Bahia, o programa tem em sua bancada virtual comunicadores de emissoras públicas de televisão e rádio de todo o Nordeste.

Data da última modificação: 02/12/2022, 10:35