Sobre Sobre

  O Núcleo de Educação, Pesquisa e Práticas em Agroecologia e Geografia, NEPPAG AYNI, tem como base o tripé ensino-pesquisa-extensão, que propõe interligar as atividades téorico-práticas e aproximar os estudantes da realidade social do campo e da cidade e dos movimentos sociais, na perspectiva da interdisciplinaridade e do diálogo de saberes.

   Tem como foco a realização de atividades de intercâmbios e visitas técnicas a experiências agroecológicas de agricultoras e agricultores, de pescadores e pescadoras, de comunidades tradicionais, de povos do campo, da floresta, das águas. Propõe como foco a valorização das práticas a partir das trocas de experiências com organizações sociais de forma a se construir um processo de articulação assim como uma rede de aprendizagem. Tem como horizonte a reflexão a respeito da Agroecologia, da ruptura com o atual modelo de desenvolvimento; dos direitos das comunidades à vida, ao uso da natureza e da agrobiodiversidade em uma perspectiva socioambiental; e da construção de alternativas acerca da relação do ser humano com a natureza, consigo e com a sociedade.

    O NEPPAG AYNI almeja criar um espaço destinado ao debate, estudo e promoção da Agroecologia dentro e fora da universidade. Neste contexto pode-se ressaltar alguns princípios que são a base e orientação do Núcleo tais como, diálogo de saberes, construção coletiva, respeito à diversidade e à vida. Propõe-se construir atividades com intuito de debater a importância da Agroecologia, estimular a participação de docentes e discentes, possibilitar o debate qualificado da Agroecologia nos espaços acadêmicos, contribuindo para uma maior inserção da universidade nesta temática.