Informes Informes

Voltar

UFPE inaugura segunda etapa da usina fotovoltaica do CAA

A nova usina tem capacidade de 300 mWp que somados à primeira etapa, inaugurada em agosto de 2021, totalizam 688 mWp, o que corresponde a 60% do consumo local, compondo a maior usina fotovoltaica da UFPE

Ontem (18), com a presença do reitor da UFPE, professor Alfredo Gomes, da direção do Centro Acadêmico do Agreste e de equipes da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra),  Pró-Reitoria de Planejamento Orçamentário e Finanças (Proplan), Pró-Reitoria de Gestão Administrativa (Progest) e  Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis ( Proaes), foi inaugurada a segunda etapa da usina fotovoltaica do Campus do Agreste da UFPE.  

A nova usina tem capacidade de 300 mWp que somados à primeira etapa, inaugurada em agosto de 2021, totalizam 688 mWp, o que corresponde a 60% do consumo local, compondo a maior usina fotovoltaica da UFPE.

O projeto foi desenvolvido pela Superintendência de Infraestrutura (SInfra) da UFPE,  sob a gestão de Carlos Falcão, superintendente do órgão, com a participação dos engenheiros Luis Gustavo Lopes e Paulo Alison. A instalação da usina no CAA teve o apoio da equipe de Engenharia e Infraestrutura do Campus, com a participação do engenheiro Mariberto Alves. Os recursos para implantação da usina da UFPE somam a ordem de R$ 3,3 milhões de recursos obtidos junto ao Ministério da Educação (MEC) e mais R$ 1,2 milhão proveniente de emenda parlamentar.

“Uma ação da administração central da UFPE, com apoio da Sinfra, da equipe local do CAA e financiamento do MEC, que, além de gerar economia de energia, trazer ganhos ambientais e difundir conhecimento local, fortalece ainda mais a certificação ambiental A3P, do CAA.” Comemora o diretor do CAA, professor Manoel Guedes, parabenizando todos os envolvidos.

Data da última modificação: 19/08/2022, 10:10