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Cursos da UFPE em Caruaru têm ótimos resultados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019

Medicina e Engenharia Civil obtiveram conceito 5 (máximo) e Engenharia de Produção conquistou o conceito 4

Os cursos Engenharia Civil e Medicina do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE conquistaram conceito 5 (máximo) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019, cujo resultado foi divulgado na terça-feira (20) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/Ministério da Educação (MEC). 

A graduação em Engenharia de Produção do CAA, também avaliado nesta edição do exame, obteve o conceito 4, considerado um bom resultado. 

Destaca-se ainda no desempenho geral da instituição, a nota obtida pelo estudante Kevin Carlos de Lucena, egresso do curso de Engenharia Civil do CAA, que com a pontuação 91,6 alcançou a maior nota final do país em sua área.

Para o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Saulo de Tarso Bezerra, o resultado obtido “é recebido com alegria, satisfação e orgulho”, “é fruto de um esforço coletivo dos gestores (Campus Agreste e UFPE), de um corpo docente qualificado e, principalmente, de nossos estudantes”. O professor enfatiza ainda que “O curso (Engenharia Civil) obteve nota máxima em três das quatro edições que participou justamente porque o nosso maior compromisso é disponibilizar aos estudantes uma educação de excelência e de alta qualidade.”

A professora Carolina Paz, coordenadora do curso de Medicina, afirma que a conquista da nota máxima no Enade “coroa anos de trabalho coletivo de professores, alunos e técnicos, além de parceiros como as secretarias de saúde de Caruaru e de Pernambuco”. Ela enfatiza o empenho, a responsabilidade e dedicação do curso, desde a abertura em 2014, “em ofertar um melhor ensino para os futuros médicos e médicas, conectados com as necessidades de saúde de Caruaru e região, desenvolvendo competências clínicas, humanísticas e culturais que são essenciais na formação médica” e destaca também “o protagonismo dos estudantes da turma pioneira do curso que realizou todas as etapas do exame com muito afinco.”. Para a coordenadora “Os desafios enfrentados pelo curso são grandes, como dificuldade de fixação docente e ampliação do campo de prática para outras cidades da região, contudo o curso continuará a trabalhar fortemente para superar esses desafios, agora cientes de que o que já construímos é sólido.”.

Para Manoel Guedes, diretor do Campus do Agreste, “O excelente resultado alcançado pelos 3 cursos do CAA revela o esforço coletivo de toda as equipes, coordenações, docentes, técnicos e discentes dos cursos, do trabalho da coordenação de ensino do campus, do setor de apoio pedagógico (SEAP) e das diversas ações para melhoria da estrutura acadêmica.” O diretor afirma ainda que “essa avaliação coloca esses cursos do CAA entre os melhores do país, firmando-os na elite da educação superior brasileira. O resultado é a oferta de uma formação de excelência para toda região.”

O coordenador de Ensino do CAA, professor Everaldo Fernandes reforça que os resultados obtidos “evidenciam, em nível nacional, os esforços coletivos e articulados que o Campus Agreste da UFPE tem conseguido efetivar entre os segmentos da gestão, da docência,  do alunado e do corpo técnico. Soma-se a isto o olhar determinado e encetado para o tripé que reúne a interiorização, a interdisciplinaridade e a internacionalização. Trata-se uma celebração coletiva em sintonia com os municípios a quem esta Universidade serve com ousadia, empenho e criatividade."

EXAME – O ENADE, como parte do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), tem por objetivo aferir o desempenho dos estudantes, em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos respectivos cursos de graduação, às suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e às suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados às realidades brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. 

Data da última modificação: 22/10/2020, 11:28