Notícias Notícias

Voltar

Conhecendo a História da FDR com o Arquivo: 20/10/21 (Dia do Arquivista)

 

Hoje, dia 20 de outubro, comemora-se o “Dia do Arquivista”. Você sabe por que foi escolhida essa data? No dia 20 de outubro do ano de 1823 foi prevista, no Projeto da Constituinte, a existência de um Arquivo Público no Brasil por proposição do Deputado Pedro de Araújo Lima, conhecido como Marquês de Olinda, que foi o primeiro Diretor efetivo da Faculdade de Direito do Recife (FDR) – 1828 (BEVILÁQUA, 1977, p. 23). No referido dia (20/10) também se celebra a fundação da Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB), em 1971, no Rio de Janeiro.

Importa registrar que o art. 7o da Lei no 8.159/1991 dispõe que os arquivos públicos “são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias”, enquanto as profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo são regulamentadas pela Lei no 6.546/1978. O Arquivista é, pois, o profissional de nível superior, com formação em Arquivologia, que tem como atribuições principais o planejamento, a organização e a direção dos serviços de Arquivo (art. 2o da Lei no 6.546/1978), gerenciando e disponibilizando os documentos e as informações arquivísticas.  

Como o Projeto Memória Acadêmica da FDR se propõe a contribuir com a política de preservação e difusão do patrimônio cultural da Faculdade, representado por documentos que reúnem suas memórias acadêmica e histórica depositadas nos acervos da sua Biblioteca e do seu Arquivo, não poderia deixar de parabenizar, na presente data, um dos profissionais mais importantes que colaboram, no seu dia a dia, com a execução das ações do Projeto. Isso porque é no Arquivo, de memória da Faculdade, onde se encontram fontes primárias dos principais acontecimentos que fizeram sua história até os dias atuais, a exemplo das Atas da Congregação, Memórias redigidas por lentes da Faculdade, ao tempo em que nelas se registravam as ações realizadas a cada ano letivo, publicações sobre a FDR, correspondências, legislação referente aos Cursos Jurídicos, relatórios diversos.  

Deseja conhecer mais sobre a história da FDR através dos documentos disponibilizados pelo Arquivo da Faculdade? Acesse a aba "Documentos do Arquivo" do site do Projeto Memória (https://www.ufpe.br/memoriafdr/documentos-do-arquivo).

Fontes:

ASSOCIAÇÃO DOS ARQUIVISTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. A profissão. Disponível em: https://aaerj.org.br/a-profissao/. Acesso em: 15 out. 2021.

BEVILÁQUA, Clóvis. História da Faculdade de Direito do Recife. 2. ed. Brasília, INL, Conselho Federal de Cultura, 1977.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Dia do arquivista – 20 de outubro. Disponível em: http://www.unirio.br/arquivologia/dia-do-arquivista-20-de-outubro-1. Acesso em: 05 out. 2021.