MDU ABRIGA CÉLULA BIM-UFPE

A UFPE, através de projeto coordenado pelos pesquisadores do Laboratório de Estudos Avançados em Arquitetura - lA2 (Prof. Max Andrade, Prof. Cristiana Griz, Prof. Luiz Amorim e Prof. Leticia Mendes), foi a segunda universidade brasileira selecionada pelo Ministério da Economia (por meio do Termo de Colaboração Ministério da Economia/RECEPETi) para implementar uma Célula BIM. Seu objetivo é criar instrumentos pedagógicos para a difusão do BIM no ambiente acadêmico.

O BIM (Building Information Modeling), em português, Modelagem da Informação da Construção, é o novo conceito quando se trata de projetos de arquitetura e engenharia. Representa a expressão da inovação na Indústria da Construção Civil por meio de novos processos, tecnologias e culturas de gestão do projeto, da construção e da manutenção dos edifícios, podendo resultar em expressivos ganhos em qualidade e em produtividade para este setor.

A Célula BIM-UFPE, uma das pioneiras no Brasil, será contemplada com recursos do Ministério da Economia e, como contra partida, a UFPE oferecerá o capital humano e a infraestrutura física. Serão estabelecidos convênios com parceiros da iniciativa privada, entidades de classe e instituições de ensino das áreas envolvidas, com o propósito de compreender as necessidades e demandas da Indústria da Construção Civil e das instituições de formação profissional.

Como produto, esta Célula produzirá uma proposta pedagógica de inclusão e difusão desse conhecimento na comunidade acadêmica, que servirá de parâmetro de referência para universidades públicas e privadas no país.

Data da última modificação: 18/03/2021, 14:18