Voltar

Professor Lourival Holanda lança o livro “Um homem livre: Montaigne”

O livro foi publicado pela editora portuguesa Astrolábio, de Lisboa

“Um homem livre: Montaigne” é o novo livro do crítico literário e professor Lourival Holanda, do Departamento de Letras da UFPE, presidente da Academia Pernambucana de Letras (APL), que será lançado no dia 15 deste mês, às 17h, na APL (Avenida Rui Barbosa, 1.596, Graças), em formato e tom de conversa. O livro foi publicado pela editora portuguesa Astrolábio, de Lisboa.

Neste livro de ensaios, Holanda introduz Montaigne ao leitor como quem apresenta um amigo. Ele fala de um conselho de Flaubert a Louise Colet porque é, antes, seu: “ler Montaigne não por diversão nem por ambição de se instruir — mas, para viver, para aumentar a liberdade na terra”. Para o docente, o filósofo francês (um pensador ao qual atribui um espírito largo) chega em nosso tempo como um contemporâneo, “com muito frescor e de modo tão oportuno”.

O autor argumenta: “Montaigne importa por tantas razões; sobretudo as que nos abrem as possibilidades de uma vida mais profunda e mais plena”. Os seus ensaios sobre o escritor francês apostam na formação da sensibilidade de novas gerações, longe do dogmatismo — que tiraniza — e dos extremos.

O autor propõe esse encontro com Montaigne “para marcar uma afinidade”. Neste livro, o leitor lê a voz de Montaigne, que ressoa naturalmente em Lourival, seu antigo leitor e amigo. A obra pode ser adquirida on-line neste site, no valor de R$ 50,00.

Data da última modificação: 10/05/2023, 14:50