Voltar

Pós-Graduação em Letras forma primeira mestre egressa da EaD em Letras da UFPE

A ideia da pesquisa surgiu pela experiência da pesquisadora como egressa do curso de Letras Espanhol EaD

O Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE realizou a defesa de dissertação da sua primeira aluna de mestrado egressa da graduação em Letras na modalidade EaD da UFPE. Cristiane Siqueira de Resende defendeu na quinta-feira passada (4) o trabalho intitulado “Análise contrastiva das interferências verbais no uso do tempo pretérito perfeito, simples e composto, do indicativo por alunos brasileiros de letras/espanhol da EaD” produzido sob a orientação do professor Alberto Poza.

A dissertação de Cristiane é o resultado de um projeto de pesquisa voltado à didática e ao aproveitamento das Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Línguas (Estrangeiras). "A ideia da pesquisa surgiu pela minha experiência como egressa do curso de Letras Espanhol EaD da universidade. Ao ingressar no mestrado, percebi a oportunidade de realizar um trabalho que contribuísse para o ensino EaD", conta a pesquisadora.

O orientador Alberto Poza destaca a importância de pesquisas relacionadas ao Ensino à Distância. “Com o crescimento de cursos nessa modalidade, faz-se necessário o estudo de novas metodologias para que busquemos uma maior aprendizagem e retenção dos discentes na EaD”, afirma. Além de Alberto Poza, a banca avaliadora também contou com a participação dos professores Vicente Masip (UFPE / Departamento de Letras) e Cristina Bongestab (UEPB / Departamento de Letras e Artes).

Para o coordenador do programa, Vicente Masip, Cristiane é um exemplo para os discentes de Letras Espanhol EaD. “Eu, como professor da EaD, vejo a dificuldade dos alunos em se manter no curso em meio a tantas desistências e abandonos entre os estudantes. A resiliência e vontade de aprender de Cristiane chamaram a atenção”, explica. Masip considera a trajetória da pesquisadora demonstra a importância de utilizar as próprias experiências de aprendizagem para desenvolver cada vez mais a educação.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Letras
pgletras@ufpe.br

 

Data da última modificação: 18/02/2021, 10:49