Voltar

Curso de licenciatura em Libras da UFPE promove evento relacionado aos 21 anos da Lei Libras em abril

Evento ocorrerá amanhã (27) e na sexta-feira (28), no CCEN e no CAC

O curso de licenciatura em Libras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vinculada ao Departamento de Letras, promove o evento Lei de Libras amanhã (27) e sexta-feira (28). Palestras, apresentação de pesquisas, rodas de conversa e apresentações culturais fazem parte da programação, que ficará dividida entre o auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) e espaços do Centro de Artes e Comunicação (CAC). A entrada é gratuita e o credenciamento é feito no próprio dia.

A realização do evento lembra os 21 anos do reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão (Lei nº. 10.436/2002). A iniciativa conta com o apoio do Núcleo de Acessibilidade da UFPE (Nace), do Proacesso Libras, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Libras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Associação de Tradutores, Intérpretes e Guias-Intérpretes de Pernambuco (Atilspe) e da Associação de Surdos de Pernambuco (Asspe). 

Programação

27/04
Local: auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)

8h – Credenciamento
8h20 – Apresentação cultural
8h40 – Mesa de abertura
9h20 – Palestras “Corpus Libras”, com a professora Williane Holanda, e “A produção acadêmica e artística na área de literatura em língua de sinais: uma ponte entre Recife e Estocolmo”, com o professor Cristiano Monteiro
10h30 – Debate
10h50 – Roda de conversa “Políticas de acessibilidade nas instituições de ensino superior”, com os professores Thiago Albuquerque, Antônio Carlos e Carlos Mourão, Rogério Santos (Atilspe) e Aymee Lucy (Asspe)
12h – Encerramento

28/04
Local: espaços do Centro de Artes e Comunicação (CAC)

8h – Credenciamento
8h30 – Mesas coordenadas no Departamento de Letras, apresentação de pesquisas feitas por estudantes do curso de Letras Libras:
Área 1 – Linguística
Mediação: professora Nídia Máximo e professor Jurandir Dias
Área 2 – Metodologia de Ensino
Mediação: professoras Ana Cláudia e Lindilene Oliveira
Área 3 – L1 e L2
Professoras Tayana Menezes e Glaucia Nascimento
Área 4 – Literatura
Professores Carlos Mourão e Cristiano Monteiro

11h – Apresentação cultural e encerramento no hall 

Mais informações
Departamento de Letras – licenciatura em Libras
(81) 2126.7732

letras.libras@ufpe.br

Data da última modificação: 26/04/2023, 15:05