Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE)

UFPE promove evento sobre inovação e transferência de tecnologia em Institutos de Ciência e Tecnologia

Experiência vai possibilitar articulação com poder público local e apresentar boas práticas de inovação, transferência de tecnologia, incubação de startups e gestão de parques tecnológicos

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove, nesta sexta-feira (1º), o evento Ambientes de Inovação e Desafios da Transferência de Tecnologia em Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) Brasileiras. O encontro acontece no anfiteatro do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), a partir das 8h30, e se estende até o início da tarde. A proposta é permitir uma troca de experiências entre ICTs brasileiras a fim de apresentar boas práticas de inovação, transferência de tecnologia, incubação de startups e gestão de parques tecnológicos frente aos desafios e demandas sociais do Brasil. O evento é aberto ao público e tem como público-alvo pesquisadores, gestores de inovação e estudantes da área de inovação e propriedade intelectual.

A experiência também vai possibilitar a articulação com o poder público local para a promoção da inovação. Além disso, é uma oportunidade de ampliar o debate sobre o impacto das mudanças do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para a consolidação da inovação no país. O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura do Recife (SDECTI).

Programação

8h30 - Mesa de abertura - Moacyr Araújo (vice-reitor da UFPE), Pedro Carelli (Propesqi), Rafael Dubeux (SDECTI) e representantes das ICTs de Pernambuco

9h00 - Gesil Amarante (Universidade Estadual de Santa Cruz - Uesc): A importância das Políticas de Inovação das ICTs

9h45 - Marco Krieger (Fiocruz): Inovação em saúde