Notícias da Iniciação Científica Notícias da Iniciação Científica

Estudantes de Ciências Sociais Aplicadas se apresentam na primeira Sepec

Os estudantes se apresentaram no térreo do Centro Tecnológico de Geociências (CTG) da UFPE, na modalidade pôster.

Na manhã desta sexta-feira (24), o último dia da 1ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Sepec) da UFPE, estudantes da área de Ciências Sociais Aplicadas apresentaram os seus projetos de pesquisa, na modalidade pôster, desenvolvidos no Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

As apresentações, que ocorreram no térreo do Centro Tecnológico de Geociências (CTG), no campus Recife da UFPE, englobaram temas nas áreas de empreendedorismo, mobilidade urbana, políticas sociais, saneamento básico, entre outros. Os estudantes destacaram a importância de falar sobre assuntos atuais de interesse público, bem como os que envolvem problemas sociais.

ALUNOS

Camila Barbosa, aluna do curso de Administração da UFPE, orientada pelo professor Sérgio Benício, fala sobre a mobilidade urbana do Recife. ‘’Meu projeto tem como título: Discurso sobre duas rodas: uma análise dos discursos governamentais em torno da ciclomobilidade na cidade do Recife. O objetivo foi analisar os discursos relacionados aos grupos sociais que fazem pressão contra o governo, cobrando os seus direitos quanto ao plano diretor cicloviário do Recife; e também analisar os discursos feitos pelo governo, para sabermos o que eles têm feito na ciclomobilidade e as suas justificativas para que os planos estejam parados nos dias atuais’’, complementa Camila.

Estela Pereira de Freitas, 22 anos, estudante do curso de Serviço Social da UFPE, articulou um projeto sobre saneamento e desigualdade em dois municípios pernambucanos: Escada e Goiânia. “Meu projeto foi articulado com a professora Rosa Cortês e tem como tema a questão urbana: desigualdades nos municípios de Escada e Goiânia, localizados na Zona da Mata de PE. O estudo tem por objetivo identificar o desenvolvimento que houve com a expansão industrial nesses lugares após a instalação do complexo industrial portuário de Suape, próximo a Escada, e a instalação do polo farmoquímico e automotivo em Goiânia”, comenta Estela.

Camila Gomes, 23 anos, também estudante do curso de Serviço Social da UFPE, desenvolveu uma pesquisa na área da política social no âmbito do Mercosul.  “Juntamente com a professora Elena Chaves, analisamos a implementação de programas nesse território no ano de 2015. É importante estudar o Mercosul e as politicas sociais desse âmbito devido à crise econômica. Os habitantes do Mercosul, que antes costumavam ir para outros países, hoje também são receptores de imigrantes, por isso é importante a pesquisa. Os resultados, que vieram por meio da análise de um relatório de imigrantes regionais de São Paulo,  mostraram que em setores como saúde, moradia e educação ainda existem muitos problemas. É preciso debater sobre esse assunto para a melhoria dos serviços oferecidos pela sociedade’’, destaca Camila.

A seguir, algumas fotos do evento:

Data da última modificação: 27/11/2017, 16:28