Notícias da Iniciação Científica Notícias da Iniciação Científica

Propesqi divulga Edital Pibic e Pibiti 2022/2023

Inscrições podem ser realizadas no período de 25 deste mês a 16 de maio

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) publicou o Edital Propesqi nº 02/2022 referente à Edição 2022/2023 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ações Afirmativas (Pibic-AF) e do Programa de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. As inscrições podem ser realizadas no período de 25 deste mês a 16 de maio. Tanto o edital como os documentos necessários para a inscrição podem ser acessados no site da Iniciação Científica.

Os programas têm o objetivo de despertar a vocação científica e/ou tecnológica, incentivando talentos potenciais entre estudantes de graduação, além de ampliar o acesso e integração dos estudantes beneficiários de políticas de ações afirmativas à cultura científica. Atualmente, a UFPE contempla 44 bolsas para estudantes de ações afirmativas, sendo em sua maioria fomentada por recursos da própria instituição.

Este ano foram implementadas modificações no processo de submissão do Pibic de forma a reduzir a burocracia e a necessidade de serem anexados documentos de conhecimento público. Este ano, tanto as inscrições Pibic quanto as inscrições Pibiti serão realizadas unicamente via Siga, necessitando apenas anexar, no ato da inscrição, os projetos inscritos.

O envio de documentação extra via Sipac será uma exceção, necessária somente em casos específicos, para (i) discentes de outras instituições, (ii) pesquisadores associados à UFPE (professores visitantes, pós-doutorandos, professores aposentados etc.), bem como (iii) docentes que irão usufruir de acréscimo de pontuação (lactantes/adoptantes, ou docentes com cargos de gestão, devidamente descritos no Edital) e (iv) discentes concorrentes à bolsas de ações afirmativas, documentação extra necessária deverá ser encaminhada ao setor Pibic via Sipac.

De uma forma geral, a redução de burocracia facilitará o processo de submissão dos docentes ao programa, comenta o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Pedro Carelli. Além disso, apesar dos cortes orçamentários sofridos pela UFPE no cenário nacional de cortes, o quantitativo de bolsas previstas pela Universidade será mantida, confirmando o estímulo a estes importantes programas.

Outra novidade é a determinação automática da pontuação do currículo Lattes a ser realizada pela equipe do Setor Pibic, não necessitando o preenchimento do antigo formulário síntese Lattes. Os procedimentos relacionados ao cálculo estão descritos no Edital 02/2022 da Propesqi.

Para o diretor de Pesquisa, professor Joaquim Martins Filho, o cálculo automático da pontuação do currículo Lattes do orientador por um algoritmo, sem o preenchimento pelo orientador, representa um grande facilitador do processo de submissão e reflete, também, em redução de trabalho de conferência e verificação da Comissão Interna do Pibic. “Uma clara evolução no processo”, diz ele.

Desde 2020, o Programa Institucional de Iniciação Científica leva em conta a pontuação respeitando os critérios ponderados por área de conhecimento, comenta a coordenadora do programa, professora Beate Santos, o que foi um diferencial para a redução de assimetrias.

Para orientações detalhadas sobre a submissão on-line, deve-se acessar o manual do usuário. A Propesqi também disponibilizou o manual para o encaminhamento da documentação (quando necessária) durante o processo de seleção do Edital Pibic 2022-2023.

Data da última modificação: 19/04/2022, 17:13