Espaço de Diálogo e Reparação (EDR)

Espaço de Diálogo e Reparação Espaço de Diálogo e Reparação

 

Sobre

O Espaço de Diálogo e Reparação da UFPE (EDR) foi criado pela Resolução nº 01/2014-CONSAD e é um órgão pioneiro. É um espaço privilegiado de práticas restaurativas inspirado nos modelos da Justiça Restaurativa, que trabalha com a visão da justiça e equilíbrio das relações como valor e construção participativa.

O EDR propicia momentos de diálogo e processos circulares, onde se pode ter maior identificação de conflitos e questões interpessoais, diferentemente do paradigma formalista burocrático ou vingativo. No EDR, buscam-se as soluções autocompositivas, além do bem-estar, valores éticos, respeito e fortalecimento do senso de coleguismo.

O EDR oferece cursos e oficinas de Comunicação Não-Violenta, Escuta Empática, e Constelação Sistêmica, dentre outros, além de promover os círculos de diálogos decorrentes de demandas das unidades administrativas da UFPE e, de modo direto, da comunidade acadêmica. O objetivo é de apoiar departamentos, setores e pessoas, com foco nas relações interpessoais e nos eventuais conflitos.

Os encontros contam com confidencialidade, e a identificação dos usuários/participantes é protegida pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709/2018.

 

Secretaria do EDR

E-mail da secretaria: edr@ufpe.br
E-mail Grupo de Pesquisa: opelicano@gmail.com
Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h - de Segunda a Sexta. 
Endereço: Avenida da Arquitetura, S/N, Centro de Artes e Comunicação. Sala CDH Dom Helder Câmara. Cidade Universitária, Recife - PE. CEP: 50.740-550

 

 

 

 

V Congresso Nacional de Direitos Humanos, Cultura de Paz e Segurança Pública

Evento híbrido e gratuito, ocorrerá entre os dias 03 a 05 de outubro. As conferências serão on-line e as oficinas presenciais.

Vem aí, o CONADH 2023

 

Entre os dias 03 a 05 de outubro, no Centro de Artes e Comunicação da UFPE, ocorreram simultâneamente o V CONADH 2023 e a XVIII Semana de Cultura de Paz.
Os eventos serão híbridos e gratuitos, com certificado de 24h*.

Submissão de Artigos - apresentação oral - 17/07 a 31/08

Os eventos são idealizados e realizados pelo Espaço de Diálogo e Reparação e pela Comissão de Direitos Humanos da UFPE. Nesse ano de 2023, pretendemos promover o diálogo científico fortalecendo as diversas visões do direito. Para tanto, vamos tecer reflexões pautadas em cinco trilhas temáticas que objetivam ampliar a compreensão dos direitos humanos sob a perspectiva dos desafios éticos, normativos, tecnológicos, educacionais, ambientais, econômicos, sociais e políticos.

Vamos juntos formar uma grande sinergia!
 

Acesse o site do CONADH e Inscreva-se Já!

 

 

 

 

Atendimento ao Público no período da pandemia COVID-19

O atendimento ao público, em razão da pandemia da Covid-19, e dos protocolos de restrição sanitária, acontece excepcionalmente por meio de contato prévio pelo e-mail: edr@ufpe.br

Informes Informes

Voltar

Neab-UFPE divulga livro sobre imigração

O autor da obra é o professor Josuel Mariano da Silva Hebenbrock, pesquisador associado do Instituto dos Estudos da África pela UFPE

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) em parceria com Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), realizou hoje (29), a conferência intitulada “O (I)migrante: conquistas, fracassos e esperanças” e lançou, na ocasião, livro sobre o mesmo tema. O evento foi apoiado pela Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara (CDH) e pelo Espaço de Diálogo e Reparação (EDR).

O autor da obra é o professor Josuel Mariano da Silva Hebenbrock, que é jornalista, cientista político e especialista em imigração internacional e professor universitário, além de pesquisador associado do Instituto dos Estudos da África pela UFPE. Atualmente, é conselheiro em imigração internacional, no Ministério Social da cidade de Hamburgo, na Alemanha. Ele fez a conferência.

O livro trata de diferentes perspectivas e observações do mundo. Em cada capítulo, são apresentados países da América, Europa, África e Ásia, suas características culturais, linguísticas, históricas, sociais, políticas, econômicas, artísticas etc. Também são abordadas questões como racismo, opressões de gêneros, de política internacional, de relações afetivas diversas, de estruturas familiares, de aporofobia, e de terrorismo, permitindo a quem lê realizar diversas reflexões.

Mais informações
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab/UFPE) 
Comissão de Direitos Humanos (CDH/UFPE) 
Espaço de Diálogo e Reparação (EDR/UFPE) 

Data da última modificação: 29/11/2022, 11:36

Eventos Eventos

Contato Contato

EDR
3879-5988
Grupos de Pesquisa
3879-5988

Localização Localização