Nova publicação da Editora UFPE aborda técnica de beneficiamento de minérios

Livro tem como proposta servir como material didático para estudantes de Engenharia de Minas e como obra de referência para profissionais e pesquisadores

A Editora UFPE acaba de incluir em seu catálogo de livros impressos a obra “Flotação: em nova abordagem”, de autoria de Carlos Adolpho Magalhães Baltar, professor aposentado do Departamento de Engenharia de Minas do Centro de Tecnologias e Geociências (CTG) da UFPE. A publicação, que aborda um dos principais processos de beneficiamento de minérios utilizados no mundo, pode ser adquirida ao preço de R$ 180 através do site do órgão suplementar ou diretamente com o autor, pelo e-mail carlos.baltar@ufpe.br. Na primeira semana de disponibilização, já foram vendidos 51 exemplares.

O objetivo do livro é servir, ao mesmo tempo, como compêndio didático para alunos de Engenharia de Minas e como título de referência para profissionais e pesquisadores que já atuem com a técnica da flotação, uma vez que discute de forma clara e objetiva os principais aspectos relacionados ao processo: fundamentos, sistema de reagentes, equipamentos mais usuais, variáveis operacionais e influência das características físicas dos minérios e dos ambientes químicos na fase líquida. A publicação da obra contou com o apoio da Mineração Caraíba S/A e da AngloAmerican.

A flotação é considerada a mais versátil e eficiente técnica de beneficiamento de minérios, sendo também a mais complexa. O método explora as diferenças entre características superficiais dos diversos minerais, que podem ser manipuladas por meio do emprego de reagentes que desempenham diferentes funções. O sucesso indiscutível da flotação na indústria mineral deve-se à ampla aplicabilidade, à eficiência na separação, à maior tolerância aos finos e à facilidade de utilização em larga escala. Há uma tendência mundial de aumento da demanda por metais e outros bens minerais, processo que implica a necessidade de lidar com alguns desafios, como a necessidade de extrair minerais em reservas com teores mais baixos e a tendência de ter que se lidar com o processamento de partículas ultrafinas de minérios. O aprimoramento dos processos de flotação ganha ainda mais relevância nesse contexto.

Ao longo de 19 capítulos e 537 páginas, a obra traz para estudantes, engenheiros e pesquisadores da área de processamento mineral uma abordagem completa da flotação, nos seus aspectos fundamentais e tecnológicos, tais como: princípios da flotação, funções dos reagentes coletores, modificadores orgânicos e inorgânicos, espumantes, equipamentos de processamento e fatores operacionais de flotação. O livro apresenta ainda uma abordagem especial sobre os processos eletroquímicos na flotação de sulfetos, recuperação de água de processo e as técnicas de concentração de finos de minério.

O autor trabalha há mais de 40 anos com a flotação e acompanha regularmente há décadas o que se tem publicado sobre a técnica nas principais revistas especializadas do mundo. A obra nasceu da inquietação do autor como docente da disciplina Flotação, ao ser constantemente perguntado pelos alunos a respeito de qual livro sobre a temática deveriam seguir. Em uma das apresentações da obra, o professor Antonio Eduardo Clarck Peres, da Universidade Federal de Minas Gerais, afirma que o livro “sem perder sua utilidade como material didático, se aprofunda mais nos fundamentos, nas raízes científicas do processo e estimula o interesse na resolução de problemas científicos e técnicos”.

Data da última modificação: 05/11/2021, 16:26