Voltar

Programa Brafitec na área de Engenharia Civil recebe inscrições

Estão disponíveis 4 bolsas para mobilidades de até 2 anos, com possibilidade de duplo diploma

Estão abertas até as 18h do dia 15 de março as inscrições para o Programa Brasil France Ingénieur Technologie (BRAFITEC) de Engenharia Civil. A iniciativa prevê a realização de mobilidades na França por um período de até 2 anos, de setembro de 2023 a julho de 2025. Os benefícios incluem passagem, auxílio instalação de 1300 euros, auxílio saúde de 90 euros por mês e bolsa mensal de 870 euros. Estão disponíveis 4 bolsas para a UFPE.

O Programa prevê a realização de mobilidades para cinco instituições francesas: Polytechs de Marseille, Grenoble, Nantes, Lille e Annecy Chamberry. Há a possibilidade de duplo diploma com as universidades de Polytech Marseille e Grenoble, com as quais o curso de Engenharia Civil da UFPE possui acordos específicos. O ingresso no segundo ano de intercâmbio e no programa de dupla diplomação, entretanto, está condicionado à aprovação da instituição francesa. Caso o aluno não obtenha  o êxito acadêmico exigido, retornará ao Brasil ao final do primeiro ano de mobilidade.

Para participar é necessário que o estudante atenda a uma série de requisitos, dentre os quais: estar regularmente matriculado na graduação em Engenharia Civil da UFPE, possuir média acima de 7,00 (sete) e possuir no máximo três reprovações no histórico, que devem obrigatoriamente ter sido recuperadas. Além disso, é necessário que o discente tenha obtido nota igual ou superior a 600 no ENEM (a partir de 2016), comprove proficiência em língua francesa (TCF Capes, DELF ou DALF, nível mínimo B1) e não tenha sido contemplado anteriormente com bolsa de graduação de agência pública de fomento.

Os candidatos devem enviar toda a documentação listada no edital ao email do professor Arnado Manoel Carneiro (arnaldo.carneiro@ufpe.br) até as 18h do dia 15 de março. A segunda etapa da seleção consiste na realização de uma entrevista presencial no dia 22 de março, a partir das 15h por ordem de chegada. Os candidatos pré-selecionados serão divulgados até 27 de março.

 

Mais informações

Edital

arnaldo.carneiro@ufpe.br

Data da última modificação: 08/03/2023, 19:04