Voltar

DRI lança edital do Programa de Mobilidade Internacional

Programa destina-se a estudantes de graduação que desejam realizar mobilidades para IES parceiras no segundo semestre de 2023

Estarão abertas, de 7 a 26 de fevereiro, as inscrições do Programa de Mobilidade Internacional (PMI) da UFPE, voltado aos alunos de graduação que desejam cursar o segundo semestre de 2023 em uma universidade estrangeira conveniada à UFPE. O programa não prevê auxílio financeiro ao estudante, que terá que arcar com todos os custos do período de estudos no exterior. As candidaturas serão realizadas exclusivamente através de formulário on-line. 

Os candidatos devem preencher os seguintes requisitos: estar regularmente matriculado em disciplinas de um curso de graduação da UFPE no semestre 2022.2; ter concluído um semestre de seu curso de graduação no ato de inscrição, havendo completado, ao menos, 20% e, no máximo, 80% da carga horária; possuir média geral igual/superior a 6,00; além de apresentar comprovante de idioma falado no país estrangeiro (documento dispensado para IES portuguesas) e não estar em semestre de colação de grau.

No edital, estão disponíveis informações sobre as instituições de destino e detalhes sobre o processo de inscrição e seleção. Após identificarem a universidade estrangeira onde querem estudar, os interessados devem observar no site da instituição estrangeira se ela oferece seu curso. Após a confirmação, é necessário reunir toda a documentação descrita no edital e enviá-la em documento único formato pdf através do formulário on-line.

A DRI ressalta que a inscrição inicial no PMI é um procedimento destinado apenas a indicar à instituição estrangeira os alunos que pretendem realizar estudos no exterior. A aprovação final é analisada em cada universidade. Se o estudante for aprovado pela instituição estrangeira receberá uma carta de aceitação e deve, então, providenciar visto de estudos, seguro-saúde, compra de passagem e reserva de alojamento, além de preencher o contrato de estudos da UFPE, para que possa ser colocado em modalidade estudantil no Siga.

REUNIÃO – Os participantes desta edição devem participar de uma reunião on-line de orientação, que será realizada no dia 28 deste mês, às 12h. A presença na reunião será um dos critérios utilizados para classificação das candidaturas, conforme procedimentos descritos no edital.

Mais informações

Edital
Anexos em formato preenchível 
Formulário de Inscrição 
Link da reunião on-line do dia 28 de fevereiro
mobilidade.out@ufpe.br

 

Data da última modificação: 14/02/2023, 14:44