Departamento de Física

14/10/2022 Colóquio (WEBINAR) A Amazônia próxima de um ponto de não-retorno. A necessidade urgente de uma bioeconomia inovadora de floresta em pé – Prof. Carlos A. Nobre (Instituto de Estudos Avançados, USP)

Seguem abaixo as informações sobre o Colóquio do DF-UFPE que será apresentado nesta sexta-feira, dia 14/10/2022 pelo Prof. Carlos A. Nobre, Instituto de Estudos Avançados, USP.

Link:

Título:

Palestrante:
Prof. Carlos A. Nobre, Instituto de Estudos Avançados, USP

Resumo:
A Amazônia está muito próxima de um tipping point de “savanização” de mais de 50% da floresta causada pela interação interconectada das mudanças climáticas devido ao aquecimento global e ao desmatamento, degradação e também ao aumento da vulnerabilidade da floresta tropical ao fogo. Reduzir o risco de perder grande parte da floresta tropical requer zerar o desmatamento e a degradação florestal quase que imediatamente e implementar restauração florestal de grandes áreas principalmente no sul da região. É urgente criar e implementar uma nova bioeconomia de saudáveis florestas em pé e rios fluindo, valorizando através da agregação de valor da imensa riqueza potencial dos produtos florestais. Essa é a ideia-chave do projeto Amazon 4.0. que busca demonstrar a necessidade dessa nova bioeconomia por meio da bioindustrialização em comunidades rurais e urbanas e da criação de um inovador Instituto de Tecnologia da Amazônia.

Short bio:
Formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA e doutorado em meteorologia pelo MIT. Desenvolveu sua carreira científica no INPA e INPE. Foi Secretário de P&D do MCTI e Presidente da CAPES. Implantou o CPTEC-INPE e criou o Centro de Ciência Terrestre-INPE e o CEMADEN. Foi o cientista chefe do Experimento LBA da Amazônia. É membro titular da ABC, Academia Mundial de Ciências e membro estrangeiro da Academia de Ciências dos EUA e da Royal Society da Grã-Bretanha. É o proponente da Iniciativa Terceira Via Amazônica-Projeto Amazônia 4.0 e atualmente pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Data da última modificação: 13/10/2022, 09:31

Contato Contato