Departamento de Eletrônica e Sistemas

Notícias Notícias

Voltar

Projeto de extensão Asa Branca Aerospace conquista segundo lugar geral na competição internacional CubeDesign Virtual 2020

Voltado ao desenvolvimento de pequenos satélites, o torneio é promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

O projeto de extensão Asa Branca Aerospace, vinculado ao Departamento de Eletrônica e Sistemas do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE/Campus Recife, fechou o ano de 2020 com uma grande conquista. O grupo ficou com o segundo lugar geral na competição internacional CubeDesign Virtual, cujo resultado foi divulgado, no último dia 21 de dezembro, via YouTube. Voltado ao desenvolvimento de pequenos satélites, o torneio é promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e reuniu, nesta edição, 20 equipes de universidades do Brasil, Chile, Venezuela, Peru, Panamá, Nicarágua, Colômbia e Paraguai.

“Esta conquista representa os esforços e a seriedade da equipe desde o início dos trabalhos. Ela consolida a posição da equipe no cenário aeroespacial brasileiro, alcançando o pódio já em sua primeira competição”, comemorou o coordenador do projeto, professor Hermano Cabral. Além do segundo lugar geral, o projeto Asa Branca Aerospace recebeu o Selo de Mission Accomplished (Missão Cumprida) e o de Excelência, tendo ficado em primeiro lugar no desafio do Sistema de Energia (EPS) e no desafio do Computador de Bordo (OBC) – este último empatado com quatro outras equipes. O projeto da UFPE obteve também o Selo de Engajamento por divulgar o setor aeroespacial nas redes sociais.

“Com o resultado obtido, os alunos se sentem mais confiantes no que sabem e aprendem diariamente na UFPE e praticam há anos no Asa Branca Aerospace, incentivando-os a buscar resultados ainda melhores nos próximos anos”, afirmou o professor Hermano Cabral.

A competição contou com cinco desafios, que representaram as diferentes etapas no desenvolvimento de um nanosatélite (CubeSAT). Cada desafio consistiu de uma semana para capacitação e outra semana para o desenvolvimento do projeto. A disputa foi realizada no ambiente Google Classroom, no período de 5 de outubro a 14 de dezembro do ano passado, e o resultado foi anunciado no dia 21 de dezembro. 

O primeiro lugar geral ficou com a equipe Czar Space, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E o terceiro lugar geral ficou com a equipe Minerva CubeSats, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A competição internacional CubeDesign é normalmente realizada de forma presencial, mas a edição de 2020 aconteceu via internet, devido à pandemia do novo coronavírus, ganhando o nome de CubeDesign Virtual. “Este tipo de evento estimula a interação e o aprendizado entre alunos e professores envolvidos nos desafios, mesmo que on-line, mantendo os alunos imersos em aplicações e simulações de assuntos vistos na Engenharia que são fundamentais para um(a) profissional da área”, ressaltou Hermano Cabral.

PROJETO – A equipe Asa Branca surgiu, em 2018, a partir do interesse em comum de um grupo de alunos de Engenharia Eletrônica (liderados pelo professor Hermano Cabral) e de Engenharia Mecânica (sob a liderança do professor Marcus Araújo) do Campus Recife da UFPE. O projeto de extensão vinculado ao Departamento de Eletrônica e Sistemas e participante do CubeDesign Virtual 2020 foi criado oficialmente no início de 2020, sendo coordenado por Hermano Cabral.

Os objetivos do projeto são capacitar profissionalmente os estudantes envolvidos e incentivar o seu crescimento pessoal por meio de atividades como elaboração de projetos, desenvolvimento, fabricação, testes e participação em competições de soluções para CubeSats e drones. A iniciativa busca também divulgar o conhecimento da área para escolas dos ensinos fundamental e médio e para o público em geral, além de incentivar o setor aeroespacial no Brasil, colocando o Nordeste como polo de desenvolvimento.

O grupo atualmente é formado por 44 alunos de graduação e pós-graduação, sendo 24 de Engenharia Eletrônica, quatro de Engenharia Mecânica, um de Engenharia de Energia, dois de Direito, dois de Publicidade e Propaganda, um de Jornalismo, um de Engenharia de Controle e Automação, quatro de Engenharia da Computação, um de Engenharia de Telecomunicações, um de Design Gráfico/Campus Caruaru, um de Licenciatura em Geografia, um de Licenciatura em Ciências Sociais e um de Rádio, TV e Internet.

Além do professor Hermano Cabral, participam do projeto os professores Daniel de Filgueiras Gomes e Gilson Jerônimo da Silva Jr., ambos do Departamento de Eletrônica e Sistemas, e outros docentes do Departamento de Engenharia Mecânica e da Faculdade de Direito do Recife (FDR)/Centro de Ciências Jurídicas (CCJ).

Mais informações
Projeto Asa Branca Aerospace
rdasabranca@gmail.com
Professor Hermano Cabral (coordenador)
hermano.cabral@ufpe.br

Data da última modificação: 07/01/2021, 20:34

Contato Contato

Secretaria do Departamento
Walmir Chagas
(81) 2126 8217
Secretaria da Pós Graduação
Andrea Tenório
(81) 2126.7117

Gestão Gestão

Profº. Raul Camelo de Andrade Almeida Júnior

Chefe do Departamento

(81) 2126.8217
Profº.Hermano Andrade Cabral

Coordenador da Graduação em Engenharia Eletrônica

(81) 2126-7794
Profº. Daniel Pedro Bezerra Chaves

Coordenador da Graduação em Engenharia de Telecomunicações

(81) 2126-8217
Profº. Juliano Bandeira Lima

Coordenador de Pós-Graduação

(81) 2126-7115

Localização Localização