Curso de Engenharia Naval abre inscrições para Programa de Extensão Tecnológica (PET) com foco em Tecnologia Portuária

O PET será realizado em parceria com o Porto de Recife S.A., conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) e o apoio técnico da equipe multidisciplinar Navícula Boat Design da UFPE. A coordenação do PET está a cargo do professor César Augusto Salhua Moreno, do curso de Engenharia Naval/DEMEC/CTG.

Estão abertas as inscrições para o projeto de extensão do Curso de Engenharia Naval/DEMEC/CTG da UFPE, intitulado “Código Computacional para o Cálculo das Forças Atuantes na Amarração de Navios e Defensas Portuárias”. O presente projeto está dividido em duas fases. A primeira consiste num mês de capacitação de uma turma de 30 alunos de graduação em engenharia.

Nesse curso serão fornecidos os conceitos teóricos e numéricos para a determinação das forças produzidas pelo vento e correnteza em embarcações atracadas no porto (utilizando normas e regulamentos), a determinação das forças atuantes nos cabos de amarração, assim como noções de programação em Python convencional e na nuvem. Todos os alunos participantes que concluírem o curso com sucesso, receberão um certificado de curso de extensão da UFPE. O curso terá 30 horas de duração. No final da capacitação serão selecionados os 10 melhores alunos para compor a equipe que participará da segunda parte deste PET.

A segunda fase tem duração de 3 meses, neste tempo o código computacional para o cálculo das forças em amarras de atracação será implementado na linguagem Python, em parceria com o Porto de Recife S.A. A carga horária requerida para os alunos selecionados é de 12 horas/semana e receberão, cada um, uma bolsa da FACEPE durante os três meses de duração da segunda fase.

O objetivo do projeto é contribuir com o aperfeiçoamento do processo de verificação das atracações de navios e a formação de recursos humanos na área de tecnologia portuária. Financiado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), o Programa de Extensão Tecnológica (PET) será realizado em parceria com o Porto de Recife S.A. e coordenado pelo professor César Augusto Salhua Moreno, do Curso de Engenharia Naval/DEMEC/CTG.

As inscrições para o programa iniciam no dia 07 de maio e encerram no dia 15 do mesmo mês. Para participar, os interessados devem preencher o formulário eletrônico: https://forms.gle/2L8A2gy7QAYadRmr7. As informações sobre documentação e requisitos necessários podem ser acessadas no edital do projeto (https://drive.google.com/drive/folders/1afxIg9WAWDcwz8n9D4GfiUkePVAp1z7w?usp=sharing)

Qualquer dúvida escrever para o email: cesar.salhua@ufpe.br