O evento ocorrerá no dia 21 de novembro, às 8h30, no Auditório Jorge Lobo, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE, no Campus Recife
A UFPE convida a comunidade acadêmica para a palestra “Lei dos Genéricos 25 anos: Importância para a Saúde Pública Brasileira”, que será ministrada pelo médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto, fundador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O evento ocorrerá no dia 21 de novembro, às 8h30, no Auditório Jorge Lobo, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE, no Campus Recife.
A palestra integra a programação do Workshop BioAltern V, que faz parte das comemorações dos 25 anos do Núcleo de Desenvolvimento Farmacêutico e Cosmético (Nudfac) da UFPE. Vecina, que também foi o primeiro diretor-presidente da Anvisa, abordará a relevância da Lei dos Genéricos, sancionada em 1999, para o fortalecimento da saúde pública no Brasil, especialmente no que se refere ao aumento do acesso a medicamentos de qualidade a preços acessíveis.
Além de Vecina Neto, o evento contará com a presença do reitor Alfredo Gomes; do representante da Anvisa Marcelo Vogler de Moraes; da diretora da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Karla Baêta; e da presidenta da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Maria Fernanda Pimentel Avelar.
A palestra, voltada para profissionais e estudantes das áreas de saúde, farmácia e políticas públicas, será aberta ao público sem a necessidade de inscrição prévia. Contudo, os interessados em participar de outras atividades do Workshop BioAltern V podem se inscrever por meio do formulário on-line.
O evento representa uma oportunidade para discutir o impacto da legislação que transformou o acesso a medicamentos no Brasil, e contará com a presença de especialistas que têm contribuído para o desenvolvimento da vigilância sanitária no país.