Notícias Notícias

Voltar

Projeto da UFPE é contemplado em edital de apoio a grupos de foguetes acadêmicos

Proposta do grupo Asa Branca Aerospace envolve desenvolvimento de bancada de testes para aquisição de dados de empuxo em motores foguete a propelentes sólidos

A UFPE foi contemplada no Edital de Apoio aos Grupos de Foguetes Acadêmicos, promovido pela Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (Funcate), por meio do Termo de Fomento junto à Agência Espacial Brasileira (AEB). O projeto foi aprovado na categoria “Apoio a experimentos que incentivem o desenvolvimento e o desempenho de foguetes em nível universitário”. O proponente é a equipe Asa Branca Aerospace, grupo multidisciplinar formado por alunos da UFPE de diferentes cursos de graduação. A coordenação da proposta é do professor do Departamento de Engenharia Mecânica Marcus Costa de Araújo.

O projeto vai envolver o desenvolvimento de uma bancada microcontrolada para coleta e armazenamento de dados de empuxo e estudos sobre a propulsão de motores a propelentes sólidos de foguetes de sondagem. Foguetes de sondagem, conhecidos também como foguetes de pesquisa, são veículos de baixo custo que permitem a realização de experimentos e medições em uma grande variedade de altitudes. 

Para o professor Marcus, a aprovação representa um passo enorme para o grupo Asa Branca. “A importância do apoio desse edital é pôr a UFPE como uma das universidades engajadas no tema aeroespacial, fomentando o interesse nos alunos de vários cursos da instituição, o que pode gerar recursos humanos importantes para levantar essa área no Brasil”, explica. 

O projeto envolve, inicialmente, dois professores do departamento de Engenharia Mecânica e cinco alunos integrantes do Asa Branca. O número de alunos envolvido deve aumentar, pois, no começo do próximo ano, vão ser abertas vagas para novos alunos ingressarem no projeto. O financiamento é de R$ 5 mil.

A equipe Asa Branca surgiu em 2018, a partir do interesse em comum de um grupo de alunos dos cursos de engenharia mecânica e engenharia eletrônica da UFPE. Hoje, o Asa Branca Aerospace é um projeto de extensão multidisciplinar que visa à promoção da ciência e engenharia no Brasil e, em particular, na região Nordeste, através do projeto, desenvolvimento, fabricação e teste de tecnologias para o setor aeroespacial. 

CUBEDESIGN VIRTUAL – O projeto de extensão Asa Branca Aerospace conquistou o segundo lugar geral na competição internacional CubeDesign Virtual. A competição, promovida pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), teve a participação de 20 equipes de universidades do Brasil, Chile, Panamá e Nicarágua. 

Além do título geral, o projeto recebeu o Selo de Mission Accomplished (Missão Cumprida) e o de Excelência, tendo ficado em primeiro lugar no desafio do Sistema de Energia (EPS) e no desafio do Computador de Bordo (OBC) – empatado com a equipe da UFMG. A competição, voltada para o desenvolvimento de pequenos satélites, normalmente é realizada de forma presencial. Contudo, devido à pandemia do novo coronavírus, a competição presencial foi adiada para 2021. Em seu lugar, foi realizada a CubeDesign Virtual.

O projeto de extensão Asa Branca Aerospace é desenvolvido por alunos de graduação e pós-graduação de vários cursos de engenharia, principalmente dos cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica, com o apoio de professores dos departamentos de Eletrônica e Mecânica do CTG, além de cursos como Publicidade e Propaganda e Direito.

Mais informações
Professor Marcus Costa de Araújo
marcus.araujo@ufpe.br

Professor Hermano Cabral
Coordenador do projeto de extensão Asa Branca - Cubesat
hermano.cabral@ufpe.br

 

Data da última modificação: 05/01/2021, 10:33

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização