Notícias Notícias

Voltar

Curso de Engenharia de Controle e Automação da UFPE promove entrega de prêmio de melhor TCC

Felipe Laporte desenvolveu o projeto “Aeropêndulo - Uma Planta Didática para Sistemas de Controle”, sob orientação do professor Rafael Cavalcanti Neto

Felipe Laporte de Alencar Trindade é o vencedor do Melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do ano de 2021 do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFPE. O trabalho desenvolvido por Felipe durante a graduação, “Aeropêndulo - Uma Planta Didática para Sistemas de Controle”, teve a orientação do professor Rafael Cavalcanti Neto. A entrega do prêmio foi realizada na sexta-feira (4), pela manhã, no Departamento de Engenharia Elétrica (DEE), localizado no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Fotos: Raul Holanda

Felipe Laporte e docentes de Engenharia de Controle e Automação

Na premiação, também estavam presentes o coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação, professor Fabrício Bradaschia, e o vice-coordenador, professor Herbert Albérico de Sá Leitão. O evento ainda contou com a presença do chefe do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE), professor Marcelo Cabral Cavalcanti, e do vice-chefe, professor Leonardo Rodrigues Limongi.

O trabalho realizado por Felipe Laporte consistiu na criação de uma planta didática para a aplicação de conceitos de controle de sistemas. Trata-se de uma planta que permite uma fácil percepção visual do processo, de modo a apresentar uma baixa complexidade. Além disso, critérios como portabilidade e baixo custo foram determinantes em sua elaboração. Com relação à composição da planta eletromecânica, em sua parte estrutural, é constituída por: base, estrutura frontal e suporte traseiro. Quanto à estrutura eletrônica, esta é formada por três circuitos eletrônicos, sendo eles: condicionamento de sinal, controle e atuação.

Dessa forma, o aeropêndulo foi criado com o intuito de facilitar a aprendizagem dos graduandos em Engenharia de Controle e Automação, uma vez que permite um maior domínio dos conteúdos teóricos e práticos. “A minha motivação é porque, no curso, a gente tem muita coisa teórica e poucas coisas práticas, principalmente na área de controle. O curso tem muitas áreas, tem a área de controle, de elétrica, de automação e a que eu mais gostava era a de controle”, afirmou o engenheiro Felipe Laporte.

Aeropêndulo tem sido usado em aulas práticas na graduação

O aeropêndulo foi implementado nas aulas da disciplina de Laboratório de Engenharia de Controle, ministrada pelo docente Rafael Cavalcanti. A planta também tem sido utilizada com outra finalidade no Departamento de Engenharia Elétrica (DEE), na disciplina de Introdução à Engenharia, apenas como demonstração de projetos desenvolvidos por alunos do curso.

A premiação referente ao Melhor Trabalho de Conclusão de Curso do Ano foi instituída pelo Colegiado do Curso de Engenharia de Controle e Automação em 2020. Conforme apontado pelo coordenador Fabrício Bradaschia, os membros do colegiado se reúnem e definem, entre todos os TCCs defendidos em um determinado ano, aquele que teve maior destaque seja para o departamento, seja para a comunidade científica de forma geral. A placa comemorativa em homenagem ao aluno foi confeccionada pelo professor Márcio Evaristo da Cruz Brito, do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE).

Engenheiro também publicou artigo sobre o projeto

Outra contribuição resultante do trabalho realizado pelo engenheiro Felipe Laporte é referente ao seu artigo “An Aeropendulum - Based Didactic Platform for the Learning of Control Engineering”, que foi aceito para publicação na revista internacional Journal of Control, Automation and Electrical Systems (JCAE). O autor contou com a colaboração da aluna de graduação Beatriz Ramos de Albuquerque Marques na formatação, tradução e adequação do TCC em formato de artigo.

Data da última modificação: 07/11/2022, 15:23

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização