Notícias Notícias

Voltar

Aula aberta de Oceanografia usa tampinhas e lacres para falar sobre lixo marinho na sexta-feira (23)

Ideia é beneficiar o projeto de extensão Adote um Vira-Lata, voltado para a adoção de cães e gatos

Tampinhas de plástico e lacres de latas de alumínio são o mote da Aula das Tampinhas, atividade que será realizada na sexta-feira (23), das 15h às 17h, no canal do YouTube do Museu de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Aberta ao público, a aula vai reunir estudantes da graduação e da pós-graduação em Oceanografia e uma turma do Instituto Federal Baiano (IFBaiano), do Campus Catu. A ideia é beneficiar o projeto de extensão Adote um Vira-Lata, voltado para a adoção de cães e gatos.

De acordo com a professora Monica Costa, haverá dois momentos expositivos, seguidos de debate. O primeiro será uma “aula-provocação” sobre o modelo de funcionamento de programas de reciclagem (economia circular) como o Tampinha Legal e o Rio EcoPets, e como eles podem ser usados para ensinar sobre poluição marinha por plásticos e outras substâncias. O segundo será um relato da experiência na UFPE sobre a formação de redes de colaboração, pois a iniciativa conta hoje com diversos parceiros.

“Essa aula não é uma novidade, ela já ocorreu anteriormente de forma fechada na disciplina de Poluição Marinha no bacharelado de Oceanografia em 2020.3. Mas dessa vez vamos tentar algo mais aberto e abrangente. A tentativa é de juntarmos várias causas em uma tarde: animais, meio ambiente, ciência e educação”, explica a professora, fundadora da Rede de Coleções Didáticas e Científicas sobre Lixo Marinho (Recolixo), rede colaborativa de coleções espalhadas, por todo o Brasil, em locais como universidades e empresas.

“A intenção é beneficiar o Adote com recursos da reciclagem de tampinhas de polipropileno e lacres de alumínio, seguindo o modelo discutido na aula. Estamos tentando inscrevê-los junto ao Tampinha Legal. Assim, todo o plástico e alumínio recolhidos a cada semestre letivo serão entregues à recicladora cadastrada, pesados e os recursos depositados na conta do Adote. Os recursos devem ser poucos no início, mas serão sempre proporcionais à quantidade de material recolhido e agrupado pelos parceiros/colaboradores”, explica.

Segundo a professora, a pandemia dificulta o processo de juntar as tampinhas e lacres de alumínio dos colaboradores para poder encaminhar, mas a intenção é fazer isso de forma permanente. “Assim, mesmo que os colaboradores precisem acumular em casa durante algum tempo até podermos trazer para a UFPE e juntar tudo, em algum momento teremos como fechar esse ciclo. Queremos fazer ciclos semestrais, seguindo o calendário da graduação”, destaca.

DIA DA TERRA – A iniciativa também faz parte do Dia da Terra do Instituto Limpa Brasil, uma organização sem fins lucrativos, que tem a missão de sensibilizar, mobilizar, convocar, ferramentalizar e engajar a sociedade para a realização de boas práticas cidadãs sustentáveis. Busca incentivar e promover a conscientização da população brasileira, do setor privado e dos órgãos do governo para o problema do descarte irregular do lixo urbano, da contaminação do solo e da poluição dos rios e mares.

Data da última modificação: 19/04/2021, 18:04

Contato Contato

Secretaria

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8200
Para alunos - Núcleo de Estudos e Acompanhamento Pedagógico (NEAP)

UFPE - Universidade Federal de Pernambuco ­ 7º Andar do Prédio Administrativo do CTG - Centro de Tecnologia e Geociências / Escola de Engenharia de Pernambuco ­ Rua Av. da Arquitetura, s/nº ­ CEP - 50740-550 ­

(81) 2126 8203

Localização Localização