Coordenação do Curso de Engenharia Naval

Destaques Destaques

Artigo sobre aproveitamento de energia das ondas no litoral do Brasil é publicado em periódico internacional Qualis A1

Conteúdo do Artigo

O artigo “Wave energy resource of Brazil: An analysis from 35 years of ERA-Interim reanalysis data”  foi publicado, este mês, no periódico internacional Plos One (A1 pelo Qualis-Capes). O trabalho trata de tema de interesse para o emergente setor de energias renováveis brasileiro, desenvolvendo uma caracterização do recurso energético das ondas ao longo do litoral do Brasil e realizando uma análise comparativa da produção de energia elétrica, a partir desse recurso, utilizando três sistemas de conversão de ondas (Wave Energy Converter – WEC) de distintas especificações técnicas.

A autoria é dos professores Rafael Luz Espindola, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)/RN, e Alex Maurício Araújo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – integrante do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) da UFPE. A produção integra, como um exemplo de estudo de caso, a futura tese de doutorado de Rafael Luz Espindola, a ser defendida no PPGEM-UFPE, sob a orientação de Alex Maurício Araújo.

Plos One é uma revista científica de acesso livre, disponível apenas on-line, publicada pela Public Library of Science. A revista tem um fator de impacto de 3,234 (em 2014) e foi classificada, no quadriênio 2013-2016, como A1 pelo Qualis-Capes nas Engenharias III.

Abstract:

This paper presents a characterization of the wave power resource and an analysis of the wave power output for three (AquaBuoy, Pelamis and Wave Dragon) different wave energy converters (WEC) over the Brazilian offshore. To do so it used a 35 years reanalysis database from the ERA-Interim project. Annual and seasonal statistical analyzes of significant height and energy period were performed, and the directional variability of the incident waves were evaluated. The wave power resource was characterized in terms of the statistical parameters of mean, maximum, 95th percentile and standard deviation, and in terms of the temporal variability coefficients COV, SV e MV. From these analyses, the total annual wave power resource available over the Brazilian offshore was estimated in 89.97 GW, with largest mean wave power of 20.63 kW/m in the southernmost part of the study area. The analysis of the three WEC was based in the annual wave energy output and in the capacity factor. The higher capacity factor was 21.85% for Pelamis device at the southern region of the study area.

Professor Alex Maurício Araújo

ama@ufpe.br