Consulta à comunidade acadêmica da UFPE poderá ser realizada por sistema de votação on-line

Novidade torna o processo mais prático e viabiliza a sua realização durante a pandemia do novo coronavírus

A consulta à comunidade acadêmica da UFPE, para escolha de cargos de reitor, diretor de centro acadêmico, chefe de departamento e coordenador de curso, poderá ser realizada por meio de sistema de votação on-line. A novidade não elimina a possibilidade de realização de consulta presencial mediante mesas receptoras de votos, que está mantida como uma das opções descritas na resolução. A decisão foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) durante reunião realizada, na última sexta-feira (16), por meio de videoconferência.

A Resolução nº 08/2020 do Conselho Universitário, que foi publicada no Boletim Oficial da UFPE de ontem (19), e entrará em vigor em 1º de novembro, define: “A consulta à comunidade poderá ser realizada por meio de sistema eletrônico de votação remota, ou ainda, por meio de mesas receptoras de votos específicas para cada segmento da comunidade, distribuídas em função do respectivo número de votantes e da dispersão geográfica, nos Centros, Órgãos Suplementares e Reitoria.”

Isso permite que as consultas à comunidade acadêmica possam acontecer tanto presencialmente quanto pela internet, algo a ser deliberado em cada processo eleitoral para escolha de reitor, diretor de centro acadêmico, chefe de departamento e coordenador de curso.

Segundo o chefe de Gabinete adjunto da UFPE, Emanuel Moraes, a inclusão da consulta remota torna o processo mais prático e viabiliza a sua realização durante a pandemia do novo coronavírus, momento em que as aglomerações devem ser evitadas.

A Resolução nº 08/2020 também determina que os prazos eleitorais suspensos pela Resolução nº 03/2020 do Consuni serão retomados, por inteiro, a partir do início da eficácia da Resolução nº 08/2020. Assim, cinco centros acadêmicos do Campus Recife poderão retomar seus processos eleitorais para escolha de nova diretoria, que estavam paralisados devido à pandemia do novo coronavírus: Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e Centro de Biociências (CB). O calendário da consulta dos centros está em fase de elaboração.

Com aprovação do Conselho Universitário, o sistema de votação on-line escolhido foi o Helios Voting, um software livre e seguro, que faz uso de criptografia. Ele permite a realização de eleições via internet com auditoria aberta ao público (End-to-end voter verifiable – E2E). O sistema foi desenvolvido pelo pesquisador Ben Adida, do grupo de criptografia e segurança da informação do Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos. Na UFPE, o sistema estará apto para realização das consultas à comunidade acadêmica a partir do dia 15 de novembro.

Data da última modificação: 23/10/2020, 12:16