Seminário de Sociologia destaca centenário de Florestan Fernandes com lançamento de duas revistas

A Revista Estudos de Sociologia e a Praça: Revista Discente do PPGS elaboraram dossiês temáticos sobre o autor

O centenário de Florestan Fernandes é o tema do seminário que o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza na sexta-feira (5), às 9h, via plataforma de videoconferência Zoom. O evento vai contar com os lançamentos dos dossiês comemorativos da Revista Estudos de Sociologia, às 9h, e da Praça: Revista Discente do PPGS, às 11h.

O número do periódico Estudos em Sociologia sobre o patrono das Ciências Sociais no Brasil foi editado pelos professores Eliane Veras e Remo Mutzenberg, do PPGS, e Diogo Valença, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). “Acreditamos que esta homenagem é antes de tudo um ato político, um ato intelectual, um ato de resistência democrática”, destacam os organizadores da edição.

“Trata-se de uma amostra da sua gigantesca produção dentro e fora da academia. Esperamos que a leitora e o leitor encontrem, como nós, nas reflexões de uma nova geração de pesquisadoras e pesquisadores, razões para continuar a luta antirracista, a luta em defesa da escola pública e do Sistema Único de Saúde (SUS), enfim, encontrem razões para lutar pela democratização radical da nossa sociedade”, explicam.

“O dossiê que agora temos o prazer de apresentar revela não apenas a vitalidade da obra sociológica de Florestan Fernandes, mas também indica que uma construção teórica tão complexa, rica e multifacetada só poderá ser aproveitada em toda sua extensão se projetos coletivos de pesquisa forem elaborados de modo solidário, cooperativo e baseado no respeito mútuo entre os pares intelectuais”, ressaltam.

ESTUDOS DE SOCIOLOGIA - A revista Estudos de Sociologia é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE. Desde 1995 vem se constituindo referência de qualidade editorial nacional no campo da Sociologia e, ao longo de seus 17 anos de existência, já publicou mais de 300 artigos. Tem como princípio de sua política editorial a divulgação de trabalhos de excelência em seu campo de conhecimento.

PRAÇA – A revista Praça surgiu por iniciativa do corpo discente do PPGS. “Surgiu a ideia de uma revista que contemplasse a publicação de pesquisas de interesse na área temática da Sociologia e, em um sentido mais amplo, a todas as áreas que com ela dialoguem. Escolhemos, portanto, o nome Praça enquanto um espaço cotidiano de convívio, interação e aprendizado”, explicam os organizadores.

Data da última modificação: 02/02/2021, 18:33

Contatos Contatos