Prospecta UFPE discutirá obra de Frantz Fanon e implantação de cátedra do autor na instituição

Evento ocorrerá amanhã (25), com transmissão através da plataforma Google Meet a partir das 16h

Como parte das ações da Semana da Consciência Negra na UFPE, o Prospecta UFPE promoverá amanhã (25), às 16h, o debate virtual “O Futuro da Consciência Negra e a Importância de uma Cátedra Frantz Fanon na UFPE”. O encontro contará com presença dos professores Alexsandro de Jesus Silva e Vico Melo, que atuarão como palestrante e comentador, respectivamente. O evento é gratuito e aberto para todos os públicos e será transmitido através da plataforma Google Meet.

Frantz Fanon foi um psiquiatra, filósofo e ensaísta marxista francês da Martinica, de ascendência francesa e africana. Fortemente envolvido na luta pela independência da Argélia, foi também um influente pensador do século XX sobre os temas da descolonização e da psicopatologia da colonização.

Alexsandro da Silva é doutor em Sociologia, professor do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição. Vico Melo, doutor em Pós-Colonialismo e Cidadania Global pela Universidade de Coimbra, atua como professor do Departamento de Gestão Pública da UFPB.

O Prospecta UFPE é pertencente ao Instituto Futuro da Universidade. Tem a missão de discutir e divulgar o que pensa a UFPE em relação a assuntos, temas e problemas fundamentais à existência humana, buscando fazer dialogar as ciências e as humanidades – diálogo que é raro ainda hoje no mundo acadêmico e na sociedade em geral. Em função desta responsabilidade, o Instituto Futuro, nesta Semana da Consciência Negra, considera muito importante discutir a questão da injustiça social e da desigualdade racial.

O editorial completo do evento e outras informações podem ser acessadas no site oficial do instituto.

inst.futuro@gmail.com

Data da última modificação: 24/11/2020, 16:13