Professores da UFPE publicam artigo em periódico Qualis A1 da Capes sobre pesquisa como paradigma para a formação de professores de Geografia

Josias Ivanildo Flores de Carvalho e Francisco Kennedy Silva dos Santos atuam no Departamento de Ciências Geográficas (DCG) e no PPGeo

Os docentes Josias Ivanildo Flores de Carvalho e Francisco Kennedy Silva dos Santos, do Departamento de Ciências Geográficas (DCG) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da Universidade de Pernambuco (UFPE), e a geógrafa Laryssa de Aragão Sousa, egressa do DCG e colaboradora do Grupo de Pesquisa Educação Geográfica, Cultura Escolar e Inovação (GPECI) e do Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (Legep), dos quais os professores também fazem parte, publicaram artigo intitulado “Pesquisa como paradigma inovador para a formação de professores de Geografia e para o ensino” no periódico Caminhos de Geografia, qualificado como A1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Qualis A1 contempla periódicos de excelência internacional.

No artigo, os pesquisadores destacam o papel do paradigma da pesquisa na formação inicial de professores de Geografia para atuação na Educação Básica. A abordagem qualitativa foi adotada para investigar o fenômeno complexo, que abrange ações sociais difíceis de quantificar. A pesquisa utilizou a tipologia ex-post-facto para trabalhar com egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da área de Geografia da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte. Foram entrevistados 16 egressos que responderam a um conjunto de questões.

Os resultados revelam a importância da pesquisa na formação de professores de Geografia e no ensino. Os participantes do Pibid destacaram a relevância da pesquisa na formação inicial dos docentes, por meio da participação em experiências metodológicas na universidade e nas escolas da rede pública de educação. A análise dos dados foi realizada utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin e Moraes.

O artigo enfatiza que a pesquisa não se limita aos pesquisadores em institutos ou centros de pesquisa, mas pode ser praticada nas escolas e nas atividades dos professores. Ela contribui para encontrar novas metodologias de ensino, promover a formação continuada e aumentar a interação com os alunos.

A pesquisa na formação de professores de Geografia é vista como uma ferramenta transformadora, capaz de superar limitações e impulsionar a melhoria da prática pedagógica. Apesar das possíveis limitações, os professores são encorajados a buscar soluções para suas inquietações individuais e coletivas. Mesmo que inicialmente cause desconfiança, a pesquisa não deve ser vista como algo restrito a um grupo específico, mas como uma prática acessível a todos os professores que desejam aprimorar suas práticas educacionais.

Professor Josias Carvalho

josias.carvalho@ufpe.br