Professor da UFPE participa de conferência na Universidade de Maryland (EUA)

Evento on-line será realizado hoje, às 17h

O Centro de Pesquisa e Colaboração nas Américas Indígenas (Cracia) da Universidade de Maryland (EUA) recebe o professor Renato Athias, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPE, que vai ministrar uma conferência on-line, hoje às 17h, cujo título é “Territorialidade, Redes de Parentesco e Transformações Sociais entre os Hupd’äh da bacia do Rio Uaupés no Noroeste da Amazônia”. Para assistir à conferência, os interessados devem solicitar o link do evento enviando mensagem para o e-mail nepe@ufpe.br.

O Centro de Pesquisa e Colaboração nas Américas Indígenas (Cracia) reúne professores, pesquisadores, estudantes, profissionais e afiliados indígenas para expandir o conhecimento e os recursos dos Estudos da Amazônia na Universidade de Maryland e na região circundante. O centro promove uma comunidade coesa para pesquisa e criação de programas por meio de seminários, conferências, exibições de filmes, cursos, palestras e mesas-redondas de membros e visitantes.

Antes da conferência do professor Athias, será exibido o filme “As Palavras Encantadas dos Hupd'äh”. Este filme foi escrito e realizado por Mina Rad, cineasta franco-iraniana da produtora “World Cultural Diversity” (WCD) a partir de uma entrevista que o docente lhe concedeu em fevereiro de 2020, em Paris. Mina Rad utilizou como imagens de apoio o acervo pessoal de pesquisa (fotografias, textos e filmes) do professor Athias que atualmente se encontram digitalizados nos Archive of the Indigenous Languages of Latin America (AILLA) da Universidade do Texas, em Austin.

A conferência irá enfocar os esforços têm sido feitos para “integrar” o Hupd'äh, povo de recente contato, às ações de desenvolvimento. No entanto, a sua “mobilidade” sempre foi vista como um entrave a um trabalho mais eficiente que é promovido pelos agentes da sociedade nacional. A ênfase nesta apresentação será colocada nas relações sociais dos diferentes clãs com os agentes da sociedade nacional, buscando compreender aspectos das relações interétnicas entre os Hupd'äh deste território interfluvial da bacia do rio Uaupés no Estado do Amazonas

Data da última modificação: 19/02/2021, 18:09

Contatos Contatos