Destaques Destaques

CANCELADA - Oficina Jogos para o ensino de Matemática

ATENÇÃO:
Esta oficina foi cancelada e está sendo reagendada para fevereiro de 2019. Divulgaremos novas informações em breve.

As oficinas são uma ação do Projeto de extensão "Encontro às terças", realizado em parceria entre EDUMATEC (Pró-Grandezas e LEMATEC) e CECINE - UFPE.

Oficina: Jogos para o ensino de Números e Operações - ICTIAN9 e Quebra dados (manhã)

Resumo: A presente oficina será dividida em dois momentos. Um primeiro momento serão discutidos os fundamentos para o uso de jogos matemáticos no ensino da matemática, em particular dos números e operações. Discutiremos estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos utilizados de forma implícita ao jogar e aprendidos pelos estudantes. A ideia de orquestrações instrumentais para o uso dos jogos em sala de aula também será abordada e de situações-problema com contexto no jogo. Um segundo momento, teremos uma parte prática dividido em duas turmas: uma para trabalhar com o jogo ICTIAN9 e outra com o jogo Quebra dados. Após exploração serão discutidos conhecimentos matemáticos mobilizados e possíveis situações que exploram cada jogo.
Número de vagas: 50
Obs.: o inscrito deverá indicar se deseja trabalhar com Ictian9 ou Quebra dados (25 vagas para cada um)

>> CLIQUE AQUI PARA INSCRIÇÕES <<

Oficina: Jogos para o ensino de Área e Frações - Pokétrunfo e Pintárea

Resumo: A presente oficina será dividida em dois momentos. Um primeiro momento serão discutidos os fundamentos para o uso de jogos matemáticos no ensino da matemática, em particular das frações e de área de polígonos. Discutiremos estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos utilizados de forma implícita ao jogar e aprendidos pelos estudantes. A ideia de orquestrações instrumentais para o uso dos jogos em sala de aula também será discutida e de situações-problema com contexto no jogo. Em um segundo momento, teremos uma parte prática dividido em duas turmas: uma para trabalhar com o jogo Pokétrunfo e outra com o jogo Pintárea. Após exploração serão discutidos conhecimentos matemáticos mobilizados e possíveis situações que exploram cada jogo.
Número de vagas: 50

Obs: o inscrito deverá indicar se deseja trabalhar com Pokétrunfo ou Pintárea (25 vagas para cada um)

Observação: Os inscritos que não comparecerem e não justificarem a ausência perderão o direito de participar da próxima atividade do projeto.

Será concedida declaração de participação.

Local: CECINE
Av. Prof. Artur de Sá, s/n | Cidade Universitária (na entrada lateral da UFPE)
e-mail cecine.ufpe@gmail.com

Data da última modificação: 10/12/2018, 11:11