Destaques Destaques

Oficinas: As cores da luz e a Representação em escala do sistema solar

As Oficinas "As cores da luz e a Representação em escala do sistema solar" são uma ação do Projeto de extensão "Refletindo sobre o Ensino das Ciências ".Trata-se de um encontro mensal por área do conhecimento, para discutir o ensino na área.

Resumo da Oficina: As cores da luz:

O objetivo desta atividade é de descrever e analisar algumas experiências com luz e “cores” fazendo uso de materiais relativamente simples. A sensibilidade do olho humano aos diferentes comprimentos de onda do espectro eletromagnético visível não é constante e, geralmente, diferentes comprimentos de onda, são associadas às diferentes “cores” que o olho detecta. A máxima sensibilidade ocorre no comprimento de onda da ordem de 550 nm que á atribuída como cor verde. Vale então ressaltar que a atribuição de cores às várias regiões do espectro visível é algo arbitrário, já que a cor é, fundamentalmente, um conceito psicológico e não uma quantidade física mensurável. A explicação dos complexos mecanismos envolvidos na “construção” da sensação de cor e as teorias existentes sobre a visão das cores, não serão trabalhos. A ênfase será nos fenômenos interessantes como a mistura, a soma e a subtração das cores.

Resumo da Oficina: Representação em escala do sistema solar

É comum nos livros que abordam o tema Sistema Solar apresentarem figuras esquemáticas do mesmo. No entanto, estas figuras não representam os diâmetros do Sol e dos planetas em escala e nem tão pouco as distâncias dos planetas ao Sol. Muitas vezes não se tem nenhuma referência nos textos sobre  isso. Na tentativa de abordar essas dimensões, alguns textos trazem uma tabela com os diâmetros e as distâncias. São números enormes que ninguém consegue imaginar. O objetivo deste trabalho é trazer um procedimento experimental que oferece uma solução simples para esse problema.

Data: 08/05/2018 (terça-feira)
Local: CECINE/UFPE
Ministrante: Profa. Marta Fernanda de Araújo Bibiano (CAP/UFPE)

Público-alvo: Professores, licenciandos e pós-graduandos nas área.

Será concedida declaração aos participantes.

Observação: Os inscritos que não comparecerem e não justificarem a ausência perderão o direito de participar da próxima atividade do projeto.

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI

Mais informações:
Av. Economistas, nº9 - Campus da UFPE. - Cidade Universitária - Recife -PE - (na entrada lateral da UFPE).
Fone (81) 21267030 -E-mail cecine.ufpe@gmail.com

Data da última modificação: 10/05/2018, 10:59

Contato Contato

Av. Economistas, nr.9 -Cidade Universitária - Recife -PE- (na entrada lateral da UFPE) CEP: 50740-520