Campus Recife
- Centro de Artes e Comunicação (CAC)
- Centro de Biociências (CB)
- Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)
- Centro de Ciências Jurídicas (CCJ)
- Centro de Ciências da Saúde (CCS)
- Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)
- Centro de Ciências Médicas (CCM)
- Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)
- Centro de Informática (CIn)
- Centro de Tecnologia e Geociências (CTG)
Semana Pedagógica 2019 Semana Pedagógica 2019
A Semana Pedagógica do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco é, a um só tempo, uma atividade de integração e socialização da comunidade acadêmica do Centro de Educação, mediada por um conjunto de ações que discutem e problematizam as dimensões constitutivas da pessoa humana, do processo educativo, do processo de formação docente e da sociedade brasileira, ao tempo em que trabalha o processo formativo numa perspectiva ampla, articulando as dimensões de ensino-pesquisa-extensão.
O tema da Semana Pedagógica 2019 é “Educação como Direito Social: desafios atuais”, definido pela Comissão Organizadora e aprovado no Conselho Departamental, Experimental e Paritário. Este tema constitui-se como um firme chamado a todas e todos os integrantes da Comunidade do Centro de Educação na consecução de debates e ações necessárias para transformações sociais mediadas pela educação.
Ao colocar em debate o tema dos desafios atuais da Educação, evidenciando a sua garantia enquanto um direito social, prestamos homenagem à Professora Eliete Santiago, que muito contribui no Centro de Educação/UFPE, sendo reconhecida por seu engajamento nas lutas em defesa de uma educação de qualidade que consequentemente reflete uma sociedade mais justa, igualitária e democrática. Ao recorrer a esta homenagem, reiteramos as reflexões proporcionadas por Paulo Freire no contexto educativo.
Na programação que será vivenciada durante a Semana Pedagógica, clamamos por uma Educação que ecoe nossas lutas em favor da garantia de todos os direitos sociais já conquistados.
Convidamos a todas e todos a colaborar na construção da Semana Pedagógica, a ser realizada entre 24 e 26 de abril de 2019, nos turnos da manhã, tarde e noite, no Centro de Educação, a partir das seguintes ações formativas/educativas:
- Atividades de Socialização e Integração dos estudantes de Pedagogia, Licenciaturas e da comunidade do Centro de Educação;
- Atos Culturais e Acadêmicos, com ações específicas para marcar, politicamente, o debate da Educação como direito social.
- Mesas temáticas, nas quais serão abordadas questões/temas/problemas de variadas ordens e dimensões da vida institucional, educacional, política, social, cultural e econômica da sociedade brasileira e das questões conjunturais. As mesas contam com a participação de docentes, técnicos (as) e estudantes;
- Oficinas e/ou Minicurso, que podem ser ofertadas e coordenadas por docentes, técnicos(as) e estudantes, ou por grupos/linhas/cátedras/centros de estudos e pesquisas, visando promover a nucleação e o debate sobre temas relevantes, pertinentes e atuais do campo da educação e do processo formativo;
- Rodas de Experiências para debater temas atuais e/ou experiências dos participantes em determinadas áreas de atuação;
- Mostra Cientifica, com a apresentação de trabalhos acadêmicos aprovados pela Comissão Organizadora, provenientes de estudos, em andamento ou concluídos, da Iniciação Científica, pós-graduação, projetos de extensão e dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC);
- Mostra Fotográfica sobre o tema “Educação como garantia de direitos”, com o intuito de incentivar a produção fotográfica como uma forma de linguagem e expressão da realidade social e leitura do mundo;
- Cine-Debate, com o propósito de explorar a relação entre educação, narrativas e formas estéticas.
- Lançamento de livros, momento de socialização de obras que envolvem autores/as que fazem parte da comunidade do Centro de Educação.
O endereço eletrônico da Semana Pedagógica (semanapedagogicace@gmail.com) está disponível para contato, assim como para envio de propostas referentes a apresentações culturais e cine-debate. Os editais referentes à mostra científica, oficinas e mostra fotográfica encontram-se no site do CE:https://www.ufpe.br/ce
Com abraços de compromisso e espírito crítico,
A Comissão Organizadora
CERTIFICADOS DA COMISSÃO ORGANIZADORA
CERTIFICADOS DOS MONITORES/5 HORAS
CERTIFICADOS DOS MONITORES/10 HORAS
CERTIFICADOS DOS MONITORES/15 HORAS
CERTIFICADOS DOS MONITORES/20 HORAS
MESAS / OUVINTES:
- MESA 1: Produção de conhecimento para uma universidade plural e diversa
- MESA 2: Tecnologias Assistivas e a Educação
- MESA 3: Propostas de reformas educacionais na atual conjuntura: avanços e retrocessos
- MESA 4: Movimento social e Educação
- MESA 5: Desafios na implementação das Ações Afirmativas na Educação
MESAS / PALESTRANTES:
- MESA 1: Produção de conhecimento para uma universidade plural e diversa
- MESA 2: Tecnologias Assistivas e a Educação
- MESA 3: Propostas de reformas educacionais na atual conjuntura: avanços e retrocessos
- MESA 4: Movimento social e Educação
- MESA 5: Desafios na implementação das Ações Afirmativas na Educação
MESAS / COODENADORES:
- MESA 1: Produção de conhecimento para uma universidade plural e diversa
- MESA 2: Tecnologias Assistivas e a Educação
- MESA 3: Propostas de reformas educacionais na atual conjuntura: avanços e retrocessos
- MESA 4: Movimento social e Educação
- MESA 5: Desafios na implementação das Ações Afirmativas na Educação
OFICINAS MANHÃ
- O INTÉRPRETE DE LIBRAS – REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO TRADUTÓRIO NA SALA DE AULA E INCLUSÃO EDUCACIONAL
- A ARTE DE OUVIR E COMPARTILHAR HISTÓRIAS
- ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA PARA SUBMISSÃO EM PROCESSO SELETIVO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
- A IGREJA E A EDUCAÇÃO
- RECICLAGEM E INCLUSÃO: CONSTRUINDO JOGOS ADAPTADOS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- TÉCNICAS DE DEFESA PESSOAL PARA PREVENÇÃO DE AGRESSÕES
- LUDICIDADE NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA
- BONECAS ABAYOMI: SÍMBOLO DE PODER E RESISTÊNCIA
- CARTOGRAFIA DOS AFETOS E DESAFETOS DO CORPO GORDO FEMININO: DA SALA DE AULA ALÉM
- ELABORANDO AULAS DE SOCIOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO NUMA PERSPECTIVA DOCENTE AUTÔNOMA E REFLEXIVA DIANTE DOS LIVROS DIDÁTICOS
- DIÁLOGO NECESSÁRIO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NOS CASOS DE ESTUDANTES COM AUTISMO: RELATO DE EXPERIÊNCIA PATERNA E ANÁLISE DAS BASES LEGAIS E EDUCACIONAIS NECESSÁRIAS
- ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO DA SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO POPULAR: UMA CONSTRUÇÃO FREIRIANA
- “DEFICIÊNCIA VISUAL E ALGUMAS ADEQUAÇÕES PARA O AMBIENTE EDUCACIONAL”
- O LUGAR DA MULHER E O LUGAR DO DINHEIRO: A EDUCAÇÃO DE UM CAPITAL UNILATERAL E A SEGURIDADE DE UMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO MITIGADORA DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO
- PRESENÇA ONLINE: ESTRATÉGIAS DE VISIBILIDADE ACADÊMICA NA WEB 2.0
- DIGNIDADE E A POÉTICA DO CORPO
- INTRODUÇÃO À LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
OFICINAS TARDE
- EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PERSPECTIVA ESCOLAR
- O USO DA FERRAMENTA WEB PIXTON COMO ESTRATÉGIA FACILITADORA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA
- SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LIMITES E POSSIBILIDADES
- AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POR QUE, PARA QUÊ E COMO AVALIAR?
- PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS
- MAKEY MAKEY COM FRANZ MAKEY: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM DIVERTIDA ATRAVÉS DO SCRATCH
- ESPORTE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
- CONSTRUÇÃO DE PROCESSOS EDUCATIVOS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
- A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: CONCEITOS BÁSICOS E CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO
- O USO DE GÊNEROS MULTIMODAIS PARA O MULTILETRAMENTO DOS ALUNOS(TARDE)
- EDUCAÇÃO E FELICIDADE
- RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INCLUSIVA
- ADAPTAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICO COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E BILÍNGUE DE ESTUDANTES SURDOS
- ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA JOVENS COM TRAJETÓRIAS ESCOLARES DESIGUAIS
- VIVÊNCIA MUSICAL NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
- CORPO: DANÇA E MUSICALIDADE
OFICINAS NOITE
- ECOPEDAGOGIA, ARTE, EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
- IMAGINÁRIO SOCIAL: A PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES AFETIVAS
- COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA/SUPLEMENTAR (CAS) NO CONTEXTO ESCOLAR
- ARTIGO CIENTÍFICO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO: CONCEITO E ESTRUTURANTES BÁSICOS
- III OFICINA DE DEFESA PESSOAL PARA MULHERES: ESTRATÉGIAS PARA O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
- MEDITAÇÃO ROSA CRUZ E FORMAÇÃO HUMANA: CUIDADO DE SI, CONHECIMENTO DE SI E ESPIRITUALIDADE
- DO PROJETO PEDAGÓGICO À PEDAGOGIA DE PROJETOS: COMO ENSINAR A PARTIR DE UM PROBLEMA
- DE LÁ PRA CÁ: COTAS NOSSA PONTE
- APRESENTAÇÕES ARREBATADORAS: DICAS DE ELABORAÇÃO DE SLIDES E POSTURA ORAL
- OS GÊNEROS ORAIS NAS AULAS DE PORTUGUÊS
- ESTUDANDO A GEOGRAFIA ATRAVÉS DA MÚSICA
- JOGOS EDUCATIVOS COMO INSTRUMENTOS PARA A APRENDIZAGEM
- ENTRE LETRAS, LIVROS E HISTÓRIAS: COMO A LITERATURA INFANTIL PODE AUXILIAR A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS NA SALA DE AULA REGULAR
- ENSINO-APRENDIZAGEM EM PLATAFORMAS DIGITAIS: USO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO
OFICINAS / MINISTRANTES
MINICURSOS MANHÃ
- A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O FENÔMENO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR
- AS CONTRIBUIÇÕES DE MADALENA FREIRE PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA
- REFLEXÕES SOBRE A SOCIEDADE LÍQUIDO-MODERNA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- LEI 13.415/17: O QUE MUDOU E COMO FICA O DIREITO AO ENSINO MÉDIO?
MINICURSOS TARDE
- COSMOVISÕES OUTRAS: DECOLONIALIDADE, PODER E EDUCAÇÃO
- INOVAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DA HISTÓRIA DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
- (RE) LEITURAS POSSÍVEIS ENTRE EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DAS MULHERES À LUZ DA PESQUISA FEMINISTAELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
- ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
- AVALIAÇÃO EXTERNA E ACCOUNTABILITY: ALGUMAS REFLEXÕES
MINICURSOS NOITE
- ESTADO DA ARTE E LEI DE LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LAI): ELEMENTOS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO
- EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS E CONCEITUAIS
- COMO SER FELIZ “SOFRENDO”: COMO LIDAR COM O ESTRESSE DO MEIO ACADÊMICO
- QUAL O LUGAR DA DISCUSSÃO SOBRE DESIGUALDADE SOCIAL, POBREZA E JUSTIÇA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES?
- AFROCENTRICIDADE E PÓS-COLONIALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
- A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- GÊNEROS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA PARA UMA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS
- A CONSTRUÇÃO DO PROBLEMA COMO CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
MINICURSOS / MINISTRANTES
RODAS DE EXPERIÊNCIAS / COORDENADORES
Experiência de egressos e estagiários enquanto minoria social
RODAS DE EXPERIÊNCIAS / DEBATEDORES
Experiência de egressos e estagiários enquanto minoria social
Acompanhamento de crianças com deficiência no espaço escolar: práticas pedagógicas
RODAS DE EXPERIÊNCIAS / OUVINTES
Experiência de egressos e estagiários enquanto minoria social
Acompanhamento de crianças com deficiência no espaço escolar: práticas pedagógicas
RODA DE DIÁLOGO
- TRANSMISSÃO MUSICAL / OUVINTES
- TRANSMISSÃO MUSICAL / ORGANIZADORES
- TRANSMISSÃO MUSICAL / COORDENADORES
SESSÃO TEMÁTICA / "Educação ambiental e responsabilidade social: animais e hortas comunitárias"
AULA TEMÁTICA / "Pedagogia do Oprimido"
AULA TEMÁTICA / OUVINTE
AULA TEMÁTICA / COORDENAÇÃO
CONFERÊNCIA DE ABERTURA/ OUVINTE
CONFERÊNCIA DE ABERTURA / COORDENAÇÃO
SESSÃO DE HOMENAGEM/ HOMENAGEADA
SESSÃO DE HOMENAGEM / COORDENADOR
CINE-DEBATE / OUVINTES
- Brasil é Racismo! O que significa a política de cotas.
- Racismo? A gente vê por aqui e sente na pele – Vamos combatê-lo?
- “Bora Ocupar”: um documentário sobre as ocupações de escolas em Recife
CINE-DEBATE / COORDENADORES
- Brasil é Racismo! O que significa a política de cotas.
- Racismo? A gente vê por aqui e sente na pele – Vamos combatê-lo?
- “Bora Ocupar”: um documentário sobre as ocupações de escolas em Recife
MOSTRA CIENTÍFICA
- TRABALHOS PREMIADOS DA MOSTRA CIENTÍFICA
- PARECERISTA
- AVALIADORES DE POSTER
- AVALIADORES DE COMUNICAÇÃO ORAL
- OUVINTES DE COMUNICAÇÃO ORAL
- COORDENADORES DE COMUNICAÇÃO ORAL
- APRESENTAÇÃO DE POSTER COM AUTORES
- APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL COM AUTORES
MOSTRA FOTOGRÁFICA / PREMIAÇÕES
MOSTRA FOTOGRÁFICA / PARTICIPAÇÃO
APRESENTRAÇÕES ARTÍSTICAS
Qualquer dúvida enviar e-mail para semanapedagogicace@gmail.com
24/04/2019
- A vice diretora do Centro, professora Ana Lúcia realizou a abertura do evento do hall do CE, dando início a nossa Semana Pedagógica 2019
- 1° Apresentação Artística "Performance Todas as Vozes" Realizada por: Naomi Maria dos Santos Carneiro Leão - Lic. pedagogia/UFPE e Alexsander Barbozza da Silva - Lic. em Dança/UFPE.
- Abertura Oficial da Semana Pedagógica do Centro de Educação no Auditório Carlos Maciel.
-
Homenagens à professora Eliete Santiago. Coordenado pelo professor José Batista Neto.
-
2° intervenção Cultural: CAPOEIRA ANGOLA EM BAIXO DA MANGUEIRA.Realizado pela Mestra Mônica Santana.
- MESA 1: Produção de conhecimento para uma universidade plural e diversa.
- Cine Debate: Brasil é Racismo! O que significa a política de cotas.
- Roda de Experiências realizado no dia 24/04/2019 na nossa semana pedagógica.
- Lançamento de Livros!
- Apresentação Artística: "HÁMAR, Bicha D'água pelo Licenciando em em Dança - Silas Clebson Ramos da Silva.
- Mesa 2 - Tecnologias Assistivas e a Educação.
- Roda de Diálogo: Transmissão Musical.
25/04/2019
- OFICINAS MANHÃ
- OFICINAS TARDE
- OFICINAS NOITE
- MINICURSOS MANHÃ
- Apresentação Artística: CABIMENTE: SINTA-SE ACOLHIDA
- Monitores e monitoras das oficinas e Minicursos realizadas durante nossa semana pedagógica
- Fotos Diversas
26/04/2019
- Apresentação artística do dia 26/04 - Banda Afrocentrados.
- Apresentação artística do dia 26/04 - Solo de dança para os Orixás
- Mesa 3 - Propostas de Reformas Educacionais na atual conjuntura: Avanços e Retrocessos.
Para informações, dúvidas ou solicitações favor entrar em contato pelo e-mail: semanapedagogicace@gmail.com