Notícias do CE Notícias do CE

Voltar

Seminário discute políticas públicas para educação

Evento foi realizado no auditório do Centro de Educação

Foi realizado ontem (20) no Auditório Professor Carlos Maciel, no Centro de Educação da UFPE, o Seminário Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), seccional Pernambuco. O encontro discutiu a temática “Novos Governos, Políticas Públicas e Gestão da Educação: Desafios e Prioridades da Agenda em 2023”.

Foto: Catarina Albertim

Pesquisadores, professores e alunos participaram do seminário

Na abertura, o reitor Alfredo Gomes ressaltou que o evento reúne na Universidade pesquisadores nacionais e estaduais. “É de alta relevância e grande importância para que nós possamos compreender as políticas educacionais, mas, sobretudo, compreender no momento o contexto em que essas políticas estão sendo colocadas em pauta” disse ele.

A coordenadora do evento, professora Ana Lúcia Borba, também do Centro de Educação, destacou que o evento, além de discutir a implementação ou a falta de políticas públicas para educação nos últimos quatro anos, serviu também para debater o gerencialismo da educação, o princípio da gestão democrática e seus impactos nesse campo, e ainda a gestão democrática com foco na educação básica.

O evento foi destinado a estudantes da graduação, mestrandos, doutorandos, dirigentes municipais e estaduais de educação e pesquisadores do campo. A mesa de abertura foi conduzida pela professora Ana Lúcia Borba, o reitor Alfredo Gomes, a professora Luciana Marques (representando a diretoria do Centro de Educação), a professora Márcia Ângela Aguiar (do CE, e diretora de cooperação internacional da Anpae), e o professor Natanael Silva, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

O seminário ainda contou com a participação de pesquisadores da política educacional no Brasil, como os professores Carlos Augusto Abicalil, mestre em Educação pela UnB; Luiz Fernando Dourado, professor emérito da UFG e membro do Fórum Nacional Popular de Educação; e ainda Romualdo Portela de Oliveira, presidente da Anpae. Eles foram mediados pela professora Márcia Ângela Aguiar, na primeira mesa do seminário, pela manhã, que discutiu o tema geral do evento.

Data da última modificação: 22/09/2022, 16:03

Contatos Contatos

Coord. Pedagogia
Coordenadora: Bruna Bezerra
Coord. Licenciaturas
Coordenadora: Adriana Silva / Vice: Lívia Suassuna
Coord. Setorial de Extensão
Coordenadora: Raylane Navarro / Vice: Viviane de Bona
Coord. Administrativa
Morgana Marques
Coord. Infraestrutura
Yves Lima
Gerência de Infraestrutura
Gustavo Kleber Pinto
Gerencia de Finanças e Compras
Maria Isabel Teófilo

Equipe Equipe

Diretora
Ana Lúcia Félix
Vice-Diretora
Tatiana Araújo
Assistente de Direção
Karla Reis Gouveia
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Direção
Thais Noberto

Endereço: Avenida Acadêmico Hélio Ramos, S/N 50.670-901 | Cidade Universitária - Recife – Pernambuco