Notícias do CE Notícias do CE

Propesqi realiza primeiro workshop “Parcerias: caminhos para cooperação com empresas”

Voltado para professores da UFPE, o workshop será realizado de forma virtual no dia 31 deste mês, das 10 às 12h30

A Coordenação de Articulação e Parcerias (CAP) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) da UFPE convida a comunidade acadêmica para o primeiro workshop “Parcerias: caminhos para cooperação com empresas”. Voltado para professores da Universidade, o workshop será realizado de forma virtual no dia 31 deste mês, das 10h às 12h30, limitado a 250 participantes. Os interessados devem se inscrever até o dia 24 deste mês por meio de formulário eletrônico.

As duas palestras de abertura serão com Erin Mack, da empresa DuPont-Corteva, e com o professor José Luiz de Lima Filho, diretor do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE. Além da CAP/Propesqi, também trarão esclarecimentos a Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine) da Propesqi, a Diretoria de Convênios e Contratos Acadêmicos (DCCAc) da Proplan, a Procuradoria Federal da UFPE e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade UFPE).

O evento tem o objetivo de levar informação aos docentes da UFPE a respeito do processo de realização de parcerias com instituições privadas para desenvolvimento de pesquisa aplicada e inovação. Oportunidades de incentivos fiscais de estímulo à realização de parcerias entre ICTs e empresas também serão apresentadas.

Alguns dos temas abordados serão: como captar recursos para desenvolvimento de pesquisa aplicada e inovação em parceria com instituições privadas; Lei de Inovação, Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual; como mentorar startups; Diretrizes dos Contratos e Convênios Acadêmicos; aspectos legais da parceria; e tipos de projetos, formas de contratação e papel do pesquisador.

Coordenação de Articulação e Parcerias

cap.propesqi@ufpe.br
Professora Sávia Gavazza (coordenadora)
savia@ufpe.br