Notícias do CE Notícias do CE

Professor Flávio Brayner recebe título de cidadão pernambucano da Assembleia Legislativa do Estado

Docente aposentado do Centro de Educação (CE) é autor de vários livros e tem diversas publicações na área

O paraibano Flávio Henrique Albert Brayner, professor aposentado do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vai receber o título honorífico de Cidadão Pernambucano, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. O projeto de resolução foi uma iniciativa da deputada Teresa Leitão, publicada no Diário Oficial no último dia 12.

Foto: Reprodução/Editora UFPE

“O céu dos oblíquos” foi publicado pela Editora UFPE em 2017

“O professor tem participação ativa na vida de Pernambuco, seja pelo exercício profissional, seja pela atividade acadêmica. Publica artigo semanal no Jornal do Commercio e participa de várias atividades culturais no Recife. Cabe, portanto, destacar a sua importante e responsável contribuição ao nosso Estado”, afirmou a deputada em sua justificativa. “Fica explícita sua atuação responsável e comprometida com a Educação”, complementa.

Flávio foi aluno do Ginásio de Aplicação da UFPE (1968-1974), da Faculdade de Arquitetura da UFPE (1975) e do curso de História da UFPE (1976-1979). Em 1980, ele ingressou no mestrado, também em História, na UFPE. De sua formação acadêmica, surgiu a possibilidade de lecionar em instituições de Ensino Médio, tais como o Colégio Torres, o Colégio São Luís e a Escola Parque do Recife.

Sua carreira no Ensino Superior teve início na Universidade de Pernambuco (UPE), onde começou sua jornada como servidor público, no cargo de professor do Departamento de História. Em 1988, ingressou na Universidade Sorbonne, em Paris, para fazer seu doutorado, e, posteriormente, em 1999, seu pós-doutorado. Flávio é autor de vários livros na área de educação, além de ter diversas publicações na área.

Dentre as experiências profissionais, a deputada destaca sua atuação como assessor pedagógico da Secretaria de Educação do Recife (1985-1988), assessor pedagógico da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (1986-1988), secretário adjunto de Educação da Cidade de Recife (2009) e coordenador do GT de Educação Popular da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (2012-2014), entre outros.

Data da última modificação: 19/02/2021, 12:28

Karla Reis Gouveia
Secretaria da Direção
Thais Noberto