Notícias do CE Notícias do CE

Feira Umba dos Pretos Negócios terá início amanhã (16)

O evento é aberto ao público e ocorre de 16 a 18 deste mês

A próxima edição da tradicional Feira Umba dos Pretos Negócios acontecerá de amanhã (16) ao dia 18 deste mês. O evento, que geralmente acontece mensalmente no Centro de Educação (CE) da UFPE, terá como sede dessa vez o Palácio de Yemanjá, localizado no Alto da Sé, em Olinda.

A feira escoa produção artística e serviços de raiz africana ou afrodescendentes. Lá, o público poderá encontrar diversas peças de artesanato, culinária e roupas produzidas por estudantes e familiares ligados ao Grupo de Estudos de Pesquisa e Autobiografia, Racismo e Antirracismo (Gepar) da UFPE. E no dia 17, às 17h, quem prestigiar a feira poderá participar do toque ritualístico e entrega do presente ao orixá Yemanjá, em um ato de fé dos adeptos da religião de matriz africana do candomblé.

A iniciativa é uma parceria da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE, junto com o Gepar e a Rede de Afro Empreendedores de Pernambuco (Raepe). A Feira Umba faz parte do projeto de extensão vencedor do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária (Pibex 2019) “Estudantes cotistas, suas famílias e a luta contra a pobreza no século XXI”.

Data da última modificação: 16/12/2021, 20:23

Karla Reis Gouveia
Secretaria da Direção
Thais Noberto