Notícias do CE Notícias do CE

Voltar

Estudantes do Centro de Educação celebram realização do I Seminário de Neuroeducação, Psicomotricidade e Arte-Educação

O evento ocorreu na segunda-feira (24)

Estudantes do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (CE-UFPE) celebram os resultados do I Seminário de Neuroeducação, Psicomotricidade e Arte-Educação: a escola em movimento, que eles realizaram em parceria com a Liga de Neurociências Aplicada da UFPE (Liana) como forma de avaliação da disciplina eletiva “Expressão e Movimento na Escola”, ministrada pelo professor Fernando Azevedo. O evento ocorreu na segunda-feira (24) no auditório do CE. 

Foto: Divulgação

Estudantes de mais de 15 cursos participaram do seminário

“Tivemos a participação de, aproximadamente, 150 pessoas no auditório principal do Centro. Contamos com estudantes de mais de 15 cursos da UFPE, além de diversos participantes externos”, afirma o graduando em Pedagogia Mauro Rafael Pereira da Silva.

Ele explica que os discentes atuaram como monitores, junto com a Liana, e realizaram apresentações artísticas no começo e no final do seminário. Além disso, acrescenta que muitos tiveram seu primeiro contato com o tema durante este processo. 

As atividades ressaltaram o papel da arte no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo das pessoas. “Durante o evento, aprendemos o quão relacionados estão as atividades motoras referente à grafomotricidade (conjunto das funções neurológicas e musculares que possibilitam aos seres humanos os movimentos motores no ato da escrita), a sinergia entre pensamento e tônus muscular, a saúde mental e a expressão corporal, o raciocínio lógico e a espacialidade, por exemplo. Desta forma, pudemos analisar que pensar em aprendizagem é possibilitar movimento, ludicidade e maturação integral ao organismo desde a tenra idade”, avalia o graduando em Pedagogia.

“A possibilidade de unir os aspectos da psicomotricidade à criação de um evento surgiu como via de potencialização do protagonismo discente já na graduação. O professor Fernando Azevedo ressaltou que há vida nos cursos de bases e que a UFPE está comprometida com a formação de pesquisadores desde o lecionamento do curso”, conclui Mauro Rafael. 

Mais informações
Professor Fernando Azevedo

fernando.gazevedo@ufpe.br
Liga Acadêmica de Neurociência Aplicada
lianaufpe@gmail.com
Mauro Rafael
mauro.pereira@ufpe.br

Data da última modificação: 27/04/2023, 14:23

Contatos Contatos

Coord. Pedagogia
Coordenadora: Bruna Bezerra
Coord. Licenciaturas
Coordenadora: Adriana Silva / Vice: Lívia Suassuna
Coord. Setorial de Extensão
Coordenadora: Raylane Navarro / Vice: Viviane de Bona
Coord. Administrativa
Morgana Marques
Coord. Infraestrutura
Yves Lima
Gerência de Infraestrutura
Gustavo Kleber Pinto
Gerencia de Finanças e Compras
Maria Isabel Teófilo

Equipe Equipe

Diretora
Ana Lúcia Félix
Vice-Diretora
Tatiana Araújo
Assistente de Direção
Karla Reis Gouveia
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Direção
Thais Noberto

Endereço: Avenida Acadêmico Hélio Ramos, S/N 50.670-901 | Cidade Universitária - Recife – Pernambuco