Voltar

Três teses defendidas na UFPE conquistam Prêmio Capes de Tese - Edição 2018

A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada, no dia 13 de dezembro, em Brasília

Três teses defendidas em programas de pós-graduação da UFPE conquistaram o Prêmio Capes de Tese – Edição 2018, referente a defesas ocorridas no ano de 2017. A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada, no dia 13 de dezembro, na Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade), em Brasília. A premiação é outorgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

As 42 teses premiadas estão concorrendo ao Grande Prêmio Capes de Tese. A lista com os nomes de todos os premiados por área de conhecimento, divulgada ontem (1º), pode ser conferida no site da Capes. 

A tese “No reinado de Momo, quem governa Olinda? Governo, corpos e tecnologias políticas na organização do Carnaval de Olinda”, de Suélen Matozo Franco, conquistou o Prêmio Capes de Tese na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. A tese foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Administração (Propad) do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE, sob a orientação do professor Andre Luiz Maranhão de Souza Leão. 

Ao saber da premiação, Suelen Matoso Franco disse que o prêmio chegou em um momento muito oportuno, em que se questionava sobre os desafios de se dedicar à pesquisa no Brasil. “O prêmio renovou meu fôlego. Além disso, só aumentou minha gratidão pelo meu orientador, que me acompanhou desde a graduação e sempre nos falava da importância de formar pesquisadores”. Ela atualmente é professora universitária e pretende continuar na área acadêmica, em que tem se dedicado desde que ingressou no mestrado no Propad em 2010. 

Já a tese “Eficácia de Óleos Essenciais de Mentha spp. no Controle de Bactérias Patogênicas em Sucos de Frutas”, de Jossana Pereira de Sousa, venceu o Prêmio Capes de Tese na área de Nutrição. A pesquisa foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE, com orientação do professor Evandro Leite de Souza.

E a tese “Apropriação do Tempo de Trabalho das Mulheres nas Políticas de Saúde e Reprodução Social: uma análise de suas tendências”, de Verônica Maria Ferreira, conquistou o Prêmio Capes de Tese na área de Serviço Social. A tese foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social do CCSA da UFPE, com orientação da professora Ana Elizabete Fiuza Simões da Mota.

GRANDE PRÊMIO – Com a premiação, as teses estão concorrendo, automaticamente, ao Grande Prêmio Capes de Tese, que será outorgado para a melhor tese selecionada entre as vencedoras do Prêmio Capes de Tese, agrupadas em três grupos de grandes áreas: I – Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Interdisciplinar, denominado “Grande Prêmio Capes de Tese Vital Brazil"; II – Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais, Biotecnologia), denominado “Grande Prêmio Capes de Tese Casimiro Montenegro Filho”; III – Ciências Humanas, Linguística, Letras, Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino e Ciências Ambientais), denominado “Grande Prêmio Capes de Tese Aurélio Buarque de Holanda”.

O prêmio constitui-se de certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado, conforme especificado no Edital nº 16/2018, publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 14 de maio. 

Data da última modificação: 04/10/2018, 09:16