Voltar

Serviço Integrado de Saúde (SIS) da UFPE oferece práticas integrativas e complementares gratuitas em novo espaço

Mudança temporária se deve a uma reforma emergencial que está sendo realizada na sede

O Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que oferece práticas integrativas e complementares ao Sistema Único de Saúde (SUS) e atende à população de forma gratuita em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Recife, está realizando seus atendimentos, temporariamente, em um novo espaço, no Núcleo de Apoio a Eventos (NAE), localizado por trás da Reitoria (Rua Governador Lopo Garro, s/nº, Engenho do Meio). Os interessados podem agendar o acolhimento para dar início às práticas pelo telefone (81) 3355.3189. Os usuários antigos devem entrar em contato com os seus terapeutas de referência.

Foto: Divulgação

Atividades seguem protocolos de segurança

As atividades foram adaptadas ao novo espaço. Em virtude dos protocolos atuais devido à pandemia da Covid-19, as salas passaram a abrigar até oito usuários por atendimento em grupo. De acordo com a professora Cinthia Alves, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), a mudança – apoiada pela Reitoria, Superintendência de Infraestrutura, Secretaria de Gestão do Esporte e Lazer (antigo Núcleo de Educação Física e Desportos) e Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – aconteceu em tempo recorde e o serviço passou pouco mais de um mês fechado. “É mais uma resposta que a Universidade está dando à integração ensino-serviço-comunidade. As demandas por cuidado integral em saúde, especialmente no eixo da saúde mental, durante a pandemia, aumentaram bastante. Todavia, os cortes orçamentários ameaçam a celeridade da conclusão do projeto, em que pese todo empenho do reitor e sua equipe em dar prioridade à ação”, afirma a diretora.

O atendimento foi reiniciado com os antigos usuários e agora os novos usuários já estão sendo acolhidos, com agendamento prévio. Há opções de atividades em grupo (constelação familiar, yoga, dança do ventre, psicomotricidade relacional, lian gong, tai chi chuan, bioenergética, meditação, terapia comunitária, consciência corporal, arteterapia e pilates) e individuais (acupuntura, nutrição, escalda pés, reiki, osteopatia, método busquê, aurículo terapia e acolhimento infantil).

A professora destaca que, no local, também são realizadas atividades pedagógicas e de extensão, com projetos de diversas áreas do conhecimento vinculados ao SIS. Também há cursos sobre plantas medicinais, alimentação viva e alimentação integral. As parcerias com a comunidade do entorno envolvem o Programa Integralidade do Ser, que agrega as ações da rádio comunitária Aconchego, e atividades em parceria com o Espaço Família, Centro Sabiá e Escola Estadual Pintor Lauro Villares.

OBRA – A sede do SIS – localizada na Rua Lindolfo Collor, 65, Engenho do Meio, por trás do Clube de Servidores da Sudene – está fechada para reforma desde o dia 19 de abril, devido a problemas antigos na estrutura do prédio que se agravaram devido ao período intenso de chuvas. A obra inclui reparos na coberta, que estava com vazamentos, e na rede elétrica, além de serviços de drenagem, no piso e pintura. A previsão é que a obra seja entregue em um prazo de três a cinco meses, pois a parte do telhado só pode ser realizada após o período de chuvas.

Data da última modificação: 08/06/2021, 08:58