Voltar

Médico Carlos Moraes receberá título de Professor Emérito da UFPE

Carlos Moraes ingressou na Universidade em 1980 e teve o seu nome indicado pela Departamental de Cirurgia

O professor e médico Carlos Roberto Ribeiro de Moraes, do Departamento de Cirurgia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE, será agraciado, no dia 7 de dezembro, com a outorga do título de Professor Emérito da Universidade, conferido pelo Conselho Universitário. O reitor Anísio Brasileiro, como presidente do Conselho, presidirá a sessão solene, que ocorrerá no Auditório Jorge Lobo, do CCS, às 10h.

Carlos Moraes, que ingressou nesta Universidade em 1980, teve o seu nome indicado pela Departamental de Cirurgia e indicação ratificada pelo Conselho Departamental do CCS e pelo Conselho Universitário, tenso sido citado como “um das maiores expressões da cirurgia cardíaca nacional e da América Latina”.

No ensino, o professor Carlos foi criador do primeiro Programa de Residência Médica em Cirurgia Torácica do Norte-Nordeste e cofundador do curso de Mestrado em Cirurgia da UFPE, em 1973. Em pesquisa foi o pioneiro no desenvolvimento de técnica cirúrgica para a endomiocardiofibrose, o que olhe rendeu reconhecimento nacional e internacional.

Ele chefiou o Serviço de Cirurgia Torácica, a partir de 1975, do Hospital Pedro II e, posteriormente, no Hospital das Clínicas da UFPE. Desempenhou também atividades administrativas como chefe de Departamento de Cirurgia em dois mandatos consecutivos (1975-1979), membro do Conselho Universitário da UFPE (1982-1986) e membro do Conselho Técnico-Administrativo do Hospital das Clinicas.

 

Data da última modificação: 24/11/2017, 13:51