Voltar

Estudo de docente da UFPE sobre bem-estar dos estudantes de Medicina da UFPE recebe premiação nacional

O trabalho foi defendido no Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento da UFPE

A tese “Transtornos mentais comuns e bem-estar subjetivo em estudantes de medicina: uma intervenção preventiva baseada na psicologia positiva”, defendida este ano pelo professor Leonardo Machado, do Departamento de Neuropsiquiatria da UFPE, recebeu o prêmio Destaque Científico da Associação Brasileira de Psiquiatria, durante o XXXV Congresso Brasileiro de Psiquiatria, realizado em outubro passado, em São Paulo.

O trabalho, defendido no Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento da UFPE e orientado pelo professor Amaury Cantilino, resulta de um treinamento emocional baseado na psicologia positiva (que estimula gratidão, emoções positivas, forças pessoais e resiliência) aplicado nos alunos do 7º período do curso de Medicina da UFPE.

No estudo, o professor Leonardo, que é preceptor da Residência de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da UFPE, comparou o grupo de alunos treinados com a nova metodologia com um grupo controle, este com estudantes, também de Medicina da UFPE, que receberam apenas aulas convencionais. Como resultado, os que receberam o treinamento preventivo tiveram aumento da satisfação com a vida, das emoções positivas e diminuição de sintomas psiquiátricos, mesmo sem terem diminuição de emoções negativas.

CONVITE – No próximo dia 30, o professor Leonardo Machado vai, a convite do professor Eurípedes Miguel, chefe da Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), apresentar a tese na reunião geral daquele departamento. Segundo Machado, os docentes da universidade paulista se mostraram preocupados com a saúde mental dos seus estudantes de Medicina, onde foram registradas várias tentativas de suicídio recentemente. “Esta tese vem juntar três importantes áreas: saúde mental de estudantes de medicina; prevenção em psiquiatria; psicologia positiva/estudo do bem-estar”, explica Leonardo.

 

Data da última modificação: 24/11/2017, 13:50