Voltar

Estudantes de Fisioterapia convidam comunidade acadêmica para participar de pesquisa sobre dor na coluna

Nesta primeira etapa da pesquisa, funcionários e estudantes do CCS e pacientes da clínica escola devem responder questionário on-line

Não é difícil conhecer alguém que reclame de dores na área da coluna, mostrando como a produção de pesquisas para entender e combater esse mal que afeta tantas pessoas se faz tão necessária. Por isso, as estudantes de Fisioterapia Poliana Candido e Jéssica Batista convidam funcionários e estudantes do Centro de Ciências da Saúde (CSS) e pacientes da clínica-escola de fisioterapia da UFPE para participarem da primeira etapa de pesquisas sobre dor crônica na coluna. 

Os interessados em participar da pesquisa devem ter entre 18 e 60 anos e sofrer de dor crônica (dor persistente por mais de três meses) na coluna. Vale ressaltar também que todos os funcionários do CCS podem participar da pesquisa, inclusive os trabalhadores terceirizados. Esta primeira etapa consistirá em responder formulário on-line, que estará disponível até julho deste ano. As pesquisadoras entrarão em contato com os selecionados para a realização das próximas etapas da pesquisa, inclusive a etapa com as atividades práticas.

Intitulados “Avaliação dos aspectos biopsicossociais da dor e das alterações baropodométricas de pessoas com dores crônicas na coluna” e “Avaliação da percepção corporal, da cinesiofobia e da catastrofização em paciente com dores crônicas na coluna”, os estudos estão sendo desenvolvidos através de projeto de iniciação científica (Pibic), sob a orientação da professora Débora Wanderley Villela. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento da UFPE, Villela é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da universidades e especialista em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família.

Mais informações
Poliana Candido - (81) 9.9866-5441
Jéssica Batista - (81) 9.8693-5686

Data da última modificação: 08/01/2021, 16:08