Voltar

UFPE participa de missão avaliativa sobre saúde bucal em Moçambique

Projeto é uma parceria entre os ministérios da saúde de ambos os países

Foto: Divulgação

Docentes da UFPE atuam no projeto há cinco anos

Professores da UFPE estão participando de missão oficial do governo brasileiro para entrega do Relatório do Levantamento Nacional de Saúde Bucal de Moçambique. O objetivo é produzir uma pesquisa epidemiológica em saúde oral. Estão participando da missão os professores Paulo Goes (CCS), Nilcema Figueiredo (CCM) e Édson Hilan de Lucena (CAV), todos membros do grupo de pesquisa “Gestbucal-Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde Bucal”.

Paulo Goes explica que o projeto se iniciou há cerca de cinco anos, a convite do Ministério da Saúde do Brasil e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). “O objetivo era para que pudessem cooperar com o Ministério da Saúde de Moçambique no sentido de poder realizar um levantamento epidemiológico naquele país com transferência de tecnologia e conhecimento para tal”, explicou o docente. A missão também auxiliará o governo do país africano na implantação de um laboratório de prótese. A pesquisa de saúde bucal também envolveu ma coleta de dados das condições de saúde bucal de pessoas nas idades de 6, 12, 15-19 e 35-44 anos.

Ao fim, serão lançadas duas publicações sobre a missão. A primeira será um relatório de pesquisa da saúde bucal no país. Já a segunda será um manual de confecção de próteses dentárias com tecnologia brasileira.

Data da última modificação: 19/12/2019, 13:09