Voltar

UFPE lamenta falecimento do professor e médico Ricardo José Caldas Machado

O velório está ocorrendo no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, onde a cerimônia de cremação acontecerá às 16h

A UFPE, o Departamento de Cirurgia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o Hospital das Clínicas (HC) lamentam o falecimento do professor Ricardo José Caldas Machado, aos 67 anos, ocorrido hoje (15). O velório está ocorrendo no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, onde a cerimônia de cremação acontecerá às 16h. 

Graduado em Medicina pela UFPE (1975), ele fez residência médica em Cirurgia Gatroentereológica no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSP, São Paulo – 1979), fez mestrado em Medicina (Gastroenterologia) pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia (Ibepege, São Paulo (1980) e doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (1984). Fez pós-doutorado (Cirurgia Pancreática) na University of California, em Oakland (EUA), em 1991-1992).

Além de ser professor do Departamento de Cirurgia desde 1980, era médico cirurgião do HC e também atuava como médico cirurgião da Secretaria Estadual de Saúde. Foi consultor ad hoc da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e conselheiro efetivo do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). Na assistência e no ensino, destacou-se na cirurgia bariátrica, cirurgia pancreática, esquistossomose mansônica e feocromocitoma.

“Ricardo era um dos professores mais experientes da UFPE: supercomprometido com o HC, com os pacientes, alunos e residentes. Era um cirurgião de grande capacidade técnica e científica, com grande destaque nas cirurgias pancreática e digestiva”, disse o chefe da Cirurgia Geral do HC, Álvaro Ferraz. 

Data da última modificação: 15/06/2018, 13:26