Voltar

UFPE conquista 3º lugar no futsal feminino dos Jogos de Universidades Federais (JUFs) NE

As disputas do futsal feminino e masculino aconteceram, de 11 a 14 deste mês, no Núcleo de Educação Física e Desportos (Nefd)

A UFPE conquistou o 3º lugar no futsal feminino dos Jogos de Universidades Federais (JUFs) – Região Nordeste. As disputas do futsal feminino e masculino aconteceram, de 11 a 14 deste mês, no Núcleo de Educação Física e Desportos (Nefd) da UFPE, no Campus Recife. O evento ainda ganha força com a realização de zonais por modalidade nas regiões do Brasil, visando a uma futura etapa nacional entre os melhores classificados.

Foto: Divulgação

Na disputa pela medalha de bronze, a UFPE superou a UFBA, por 9x0

Participaram do torneio as seguintes instituições: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)/PB, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Na chave A feminina, a UFC (campeã na edição anterior) não teve dificuldades em superar a UFPB (7x0) na estreia e depois vencer (4x2) a UFBA, em partida mais equilibrada, indo para a final.

Já na chave B feminina, que era composta pela UFPE, UFRN (vice-campeã na edição anterior) e Ufal (3ª colocada na edição anterior), a disputa foi acirrada até o último jogo da fase de classificação. A Ufal superou a UFPE na estreia, por 4x3. No segundo confronto da chave, a UFPE superou a UFRN, por 3x2, ficando as atenções voltadas ao confronto entre UFRN e Ufal, que, nos minutos finais, acabou empatado, em 2x2, classificando as alagoanas para a final e as donas da casa para a disputa de 3ª colocação.

Na disputa de 3º lugar feminino, a UFPE superou a UFBA, por 9x0, mantendo a forte marcação e convertendo em gols as chances criadas. Na final feminina, a UFC conseguiu o tricampeonato, superando a Ufal, por 3x1, tendo a melhor campanha na competição.

Já na disputa do masculino, os jogos tiveram momentos de domínio alternados entre as equipes. Na chave A, estavam a UFC (campeã na edição anterior) com a UFCG e UFRPE: a UFC, com um empate com a UFRPE, em 1x1, e vitória contra a UFCG, em 5x0, passou para final; e a UFRPE, que tinha vencido a UFCG, por 5x4, foi para a disputa do 3º lugar.

A chave B masculina contava com a UFRN (vice-campeã na edição anterior), UFPE, UFAL (3º lugar na edição anterior) e UFBA. A UFRN passou para a final com a melhor campanha, com três vitórias. Na última rodada, a UFAL superou a UFBA e foi para a disputa do bronze.

Na disputa do 3º lugar masculino, a UFRPE manteve o ritmo do começo ao fim, conquistando o bronze, por 4x0; já a Ufal não manteve o desempenho que teve diante da UFPE e da UFBA e acabou na 4ª colocação. Na final masculina, a UFRN manteve o desempenho da primeira fase e quebrou a hegemonia da UFC, vencendo por 2x1.

Além de fortalecer os JUFs, o evento proporcionou o intercâmbio entre as universidades federais da região. O coordenador técnico dos JUFs é Cesar Santana.

Data da última modificação: 18/10/2018, 17:35