Voltar

Residência Multiprofissional em Saúde da Família lança Instagram com informações sobre a Covid-19

Rede social também vai mostrar outras ações que estão sendo desenvolvidas nos campos de práticas

Os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PRMSF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) criaram um Instagram para disponibilizar informações socioeducativas para o enfrentamento do coronavírus. A rede social também vai mostrar outras ações que estão sendo desenvolvidas nos campos de práticas da Residência nas unidades de saúde dos Distritos Sanitários IV e V do Recife.

De acordo com a coordenadora e a vice-coordenadora do PRMSF, Márcia Dantas e Delaine Melo, os materiais produzidos têm como referência os princípios da educação popular em saúde. Estão sendo divulgados materiais ilustrativos, animações em linguagem acessível, vídeos, “lives” e cartilhas. "Todo conteúdo informativo é original e de autoria coletiva, assim como a gerência da rede", explicam.

Entre os temas abordados estão exercícios para evitar o inchaço de mãos e pés causado pela falta de movimentação, protocolos para entrada em casa, explicações sobre atendimento odontológico de urgência, sugestões de atividades para as crianças em casa durante a quarentena, informações sobre fortalecimento do sistema imunológico e cuidados necessários com a máscara de proteção.

PROGRAMA – O PRMSF é desenvolvido em uma parceria entre a UFPE e a Secretaria de Saúde do Recife e foca na qualificação de profissionais para atuação na atenção primária à saúde. O caráter multiprofissional permite a atuação conjunta de vários cursos: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Data da última modificação: 15/04/2020, 16:36