Voltar

Replick Pernambuco retoma atividades de recrutamento de pacientes com arboviroses

Pacientes farão teste rápido IgM e IgG para chicungunha, zika e dengue

Com informações do portal Replick

O centro Pernambuco da Rede de Pesquisa Clínica e Aplicada em Chikungunya (Replick) retomou as atividades de pesquisa, após redução das ações devido à pandemia de Covid-19. O centro é coordenado pelos pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Angela Duarte e Moacyr Rêgo. De acordo com o Boletim Epidemiológico n.31 do Ministério da Saúde, Pernambuco já registrou mais de 1.300 casos de chicungunha em 2020.

Esse primeiro atendimento está sendo feito nas segundas-feiras (pela manhã) e quartas-feiras (à tarde), no Laboratório de Imunomodulação e Novas Abordagens Terapêuticas da UFPE (Linat), que fica no prédio do 1º andar da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). Entre as atividades do centro está o recrutamento de pacientes com suspeita de arboviroses, os quais realizam teste rápido IgM e IgG para chicungunha, zika e dengue. Os pacientes com resultado positivo para chicungunha fazem seguimento clínico e reumatológico com anamnese e exame físico detalhados, bem como respondem a questionários variados.

A indicação para procurar o Replick é para os casos de quem estiver sentindo febre, dor de cabeça, inchaço nas articulações, sem sintomas respiratório, indicativos esses associados às arboviroses chicungunha, zika ou dengue. As ações do centro são realizadas no Departamento de Reumatologia do Hospital das Clínicas e no Linat.

De acordo a professora Angela, a chicungunha é uma doença com grande impacto na qualidade de vida, devido às manifestações musculoesqueléticas. “É gratificante poder ofertar atendimento adequadamente à população acometida e, a cada retorno dos pacientes, perceber o quanto fizemos de diferença no controle da dor e na possibilidade de entendimento da história natural da doença", destaca.

CONTINGÊNCIA – O Centro Pernambuco, seguindo orientações da coordenação geral da Rede, seguia, desde março, um plano de contingência para diminuir a exposição da equipe de pesquisa e dos pacientes ao novo coronavírus. Para tal, foi adotado o contato telefônico com os pacientes, a fim de manter o vínculo e o acolhimento necessários. “Com a queda dos casos de Covid-19 na cidade do Recife, os pacientes estão retornando nas datas previstas para atendimento presencial com a bolsista do projeto, a reumatologista Lays Miranda. Também observamos aumento nos números de novos casos de chicungunha”, ressalta Angela. Para atendimento dos pacientes com segurança, foi montada estrutura no Linat que permite avaliação clínica e coleta dos materiais biológicos para o projeto.

Data da última modificação: 31/08/2020, 16:16