Voltar

Projeto sobre funções executivas de mulheres no futebol recruta voluntárias

As estudantes interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com o pesquisador responsável, Victor Ferreira Lima

O projeto de mestrado “Funções executivas de atletas de futebol profissional e amador do sexo feminino”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da UFPE, está recrutando mulheres estudantes do 1º período de qualquer curso da UFPE, que tenham idade de 18 a 29 anos e que não pratiquem alguma modalidade esportiva de forma regular. O projeto visa a identificar alterações físicas e cognitivas entre os diferentes níveis de desempenho atlético no futebol feminino, assim como entre praticantes e não praticantes da modalidade. A pesquisa tem orientação do professor Rômulo Maia Carlos Fonseca.

As estudantes interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com o pesquisador responsável, Victor Ferreira Lima, para agendamento da visita e/ou esclarecimento de dúvidas por meio do número (81) 99920.8211 (WhatsApp) ou pelo e-mail limafvictor@gmail.com. Será realizada uma bateria de testes físicos e cognitivos, em uma manhã ou tarde, no Departamento de Educação Física da UFPE, no Campus Recife. Entre os testes cognitivos estão testes computadorizados que avaliam as funções cognitivas do avaliado, testes simples e rápidos, que não costumam provocar nenhum tipo de desconforto a quem os realiza.

Para os testes físicos serão realizados os testes de flexibilidade, impulsão, velocidade, agilidade e capacidade aeróbia, além da realização do teste de composição corporal no aparelho Dexa, teste de excelente precisão que mensura o percentual de gordura (% body fat), além da densidade óssea do avaliado, informações importantes para a saúde da mulher. Assim, ao final dos testes, as voluntárias receberão informações precisas sobre suas condições físicas, tanto em relação ao condicionamento físico quanto à composição corporal. 

Mais informações
Victor Ferreira Lima (pesquisador responsável)
(81) 99920.8211 (WhatsApp)
limafvictor@gmail.com

Data da última modificação: 03/09/2019, 01:50